adplus-dvertising

Como é feito o Teste do Pezinho?

Índice

Como é feito o Teste do Pezinho?

Como é feito o Teste do Pezinho?

O exame é feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos.

Qual o prazo para fazer o Teste do Pezinho?

Quem deve fazer o teste? Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

Qual procedimento para coleta de exames em filtro de Teste do Pezinho?

Segurar o calcanhar e realizar a punção com uma lanceta apropriada descartável (não utilizar agulha); Remover a primeira gota com o auxílio de um algodão ou gaze, e então proceder o preenchimento completo dos círculos do papel filtro.

Quais são as doenças detectadas pelo teste do pezinho?

O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças. As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Pode fazer o teste do pezinho com 9 dias?

O teste do pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dias de vida.

Pode fazer o Teste do Pezinho depois de 30 dias?

Nunca antes de 48 horas de vida, pois os resultados podem não ser confiáveis. Se, por algum motivo especial, o exame não puder ser realizado no período recomendado, deve ser feito em até 30 dias após o nascimento, para se minimizar possíveis prejuízos no atraso do início do tratamento.

Quais são as 50 doenças detectadas pelo teste do pezinho?

Doenças identificadas pelo teste do pezinho

  1. Fenilcetonúria. ...
  2. Hipotireoidismo congênito. ...
  3. Anemia falciforme. ...
  4. Hiperplasia adrenal congênita. ...
  5. Fibrose cística. ...
  6. Deficiência de biotinidase.

Qual o material para o teste do pezinho?

  • A obtenção do material para o teste do pezinho deve ser tecnicamente impecável, afim de evitar complicações para o recém-nascido (osteomielite) e recoletas desnecessárias (atrasando um possível diagnóstico). Deve ser realizado, idealmente, entre o terceiro e sétimo dia de vida do recém-nascido, após o início da alimentação proteica.

Como avaliar os resultados do teste do pezinho?

  • Como avaliar os resultados do teste do pezinho? Caso o teste do pezinho apresente resultado positivo para algumas das doenças investigadas, é fundamental que o laboratório notifique a família. A partir daí, orientações serão repassadas.

Por que a APAE de São Paulo é responsável pelos testes de pezinho?

  • Só para se ter uma ideia, a APAE de São Paulo é responsável por 80% dos testes de pezinho feitos na cidade de São Paulo (e cerca de 60% dos testes no Estado) – é a terceira maior instituição de coleta do sangue para o teste e de diagnóstico do mundo.

Qual a etapa de coleta do pezinho?

  • A coleta é uma das etapas pré-analíticas mais importantes de qualquer exame. A obtenção do material para o teste do pezinho deve ser tecnicamente impecável, afim de evitar complicações para o recém-nascido (osteomielite) e recoletas desnecessárias (atrasando um possível diagnóstico).

Postagens relacionadas: