Estou grávida e com sífilis?
Índice
- Estou grávida e com sífilis?
- Quais as consequências da sífilis durante a gestação?
- Como é feito o exame de sífilis em gestante?
- O que acontece se a gestante tomar benzetacil?
- Como a sífilis causa aborto?
- Porque sífilis causa aborto?
- Quem teve sífilis na gravidez pode amamentar?
- Como é feito o teste para sífilis?
- Como é feito teste rápido sífilis?
- É possível engravidar tomando Benzetacil?
- Como Prevenir a sífilis na gestante?
- Será que grávidas devem fazer o exame para sífilis?
- Quais são os testes de sífilis para gestantes?
- Como é feito o tratamento da sífilis?

Estou grávida e com sífilis?
Quando a mulher adquire sífilis durante a gravidez, além de óbito fetal e do abortamento, poderá haver infecção assintomática ou sintomática nos recém-nascidos. Mais de 50% das crianças infectadas são assintomáticas ao nascimento, com surgimento dos primeiros sintomas, geralmente, nos primeiros 3 meses de vida.
Quais as consequências da sífilis durante a gestação?
A sífilis na gravidez pode prejudicar o bebê, pois quando a grávida não faz o tratamento há um grande risco do bebê pegar sífilis através da placenta, podendo desenvolver graves problemas de saúde como surdez, cegueira, problemas neurológicos e nos ossos.
Como é feito o exame de sífilis em gestante?
A identificação da infecção na gestação inclui a realização de testes laboratoriais, já que a maioria das mulheres se encontra assintomática. O fluxograma padrão inclui a realização de um teste não treponêmico (VDRL ou RPR) associado a um teste treponêmico (TPHA ou FTA- Abs).
O que acontece se a gestante tomar benzetacil?
A Benzetacil pode ser usada na gravidez, desde que tenha a devida indicação do/a médico/a e receita médica adequada. O medicamento não faz mal para o bebê e não causa abortos. Sabe-se que as penicilinas atravessam rapidamente a placenta, embora não sejam conhecidos os efeitos para o feto, caso existam.
Como a sífilis causa aborto?
Quando adquirida durante a gestação, a sífilis pode levar ao abortamento espontâneo, morte fetal ou neonatal, prematuridade e graves danos à saúde do concepto, como o comprometimento oftalmológico, auditivo e neurológico36,37.
Porque sífilis causa aborto?
É considerada uma infecção sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida verticalmente (de mãe para feto) ou pelo contato com o sangue contaminado. Quando a doença atinge o feto é chamada de sífilis congênita, doença muito grave, que pode causar má-formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal.
Quem teve sífilis na gravidez pode amamentar?
É seguro amamentar o meu bebé se eu tiver tido um resultado positivo ao teste da sífilis? Sim, poderá amamentar o seu bebé, pois a infeção não pode ser transmitida ao seu bebé através do leite materno.
Como é feito o teste para sífilis?
O exame VDRL é feito através de um simples exame ao sangue, em que é recolhida uma pequena amostra de sangue que é analisada em laboratório. Para realizar o exame não é necessário jejum, apesar de alguns médicos ou laboratórios indicarem a realização de jejum de pelo menos 4 horas para realizar o exame.
Como é feito teste rápido sífilis?
Os testes rápidos são práticos e de fácil execução; podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda pode ser amostra de fluido oral, e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.
É possível engravidar tomando Benzetacil?
Discuta a sua anticoncepção. Agende a sua consulta. A Benzetacil não corta o efeito do anticoncepcional e não aumenta o risco de uma gravidez indesejada.
Como Prevenir a sífilis na gestante?
- Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com a penicilina benzatina. Este é o único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical, ou seja, de passar a doença para o bebê.
Será que grávidas devem fazer o exame para sífilis?
- O Ministério da Saúde determina que grávidas façam três exames para sífilis: um logo no começo da gestação, um no terceiro trimestre e outro logo antes do parto. O governo recomenda ainda que o parceiro da gestante também seja testado. Quem está tentando engravidar também pode já fazer o exame para sífilis.
Quais são os testes de sífilis para gestantes?
- Frente a um CLIA/CMIA positivo e provas de VDRL/TPHA positivos confirma-se a presença de sífilis. Essa abordagem é sugerida para locais com boa infraestrutura laboratorial. A partir de 2015 O Ministerio da Saúde incluiu o rastreio de gestantes com a realização de teste rápido, que apresenta excelente sensibilidade e especificidade.
Como é feito o tratamento da sífilis?
- Como é feito o tratamento da sífilis? O tratamento de escolha é a penicilina benzatina (benzetacil), que poderá ser aplicada na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Esta é, até o momento, a principal e mais eficaz forma de combater a bactéria causadora da doença.