O que é o protocolo OSPF?
Índice
- O que é o protocolo OSPF?
- Como funciona o protocolo de roteamento RIP?
- Quais as diferenças entre protocolos RIP OSPF BGP?
- O que é o protocolo RIP?
- Para que serve o protocolo BGP?
- São características do protocolo OSPF?
- Qual o algoritmo do protocolo de roteamento RIP?
- Como o protocolo RIP define a melhor rota para encaminhar um pacote de informação?
- O que é BGP OSPF e RIP?
- Qual a vantagem de se utilizarem áreas em OSPF?
- Qual o protocolo de roteamento do OSPF?
- Quando foi regulamentado o trabalho voluntário?
- Como desenvolver o seu trabalho voluntário?
- Como foi o trabalho voluntário no Brasil?

O que é o protocolo OSPF?
OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs.
Como funciona o protocolo de roteamento RIP?
O RIP emite mensagens de atualização das suas rotas (Tabelas de Roteamento) em intervalos regulares (a cada 30 segundos) e quando a topologia da rede mudar. Quando um roteador recebe uma atualização do roteamento que inclua mudanças a uma entrada, atualiza sua tabela de roteamento para refletir a rota nova.
Quais as diferenças entre protocolos RIP OSPF BGP?
Protocolo - ospf possui protocolo IP, bgp possui protocolo TCP. Porta - o ospf tem a porta 89, o bgp tem a porta 179. type - Estado do link no ospf, vetor do caminho no bgp. Necessidade de recursos do dispositivo - Memória e CPU intensivas em ospf, Depende do tamanho da tabela de roteamento, mas é melhor que o ospf.
O que é o protocolo RIP?
O RIP (Routing Information Protocol) foi um dos primeiros protocolos IGP e foi muito popularizado pela implementação da ferramenta routed, muito usada em sistemas UNIX 4BSD. Este protocolo é derivado de um protocolo da Xerox para redes locais.
Para que serve o protocolo BGP?
O Border Gateway Protocol (BGP), ou protocolo de rotador de borda, como pode ser traduzido para o português, é um protocolo de roteamento externo responsável por conectar a redes que formam a Internet. ... Hoje, o BGP é o padrão utilizado para o roteamento entre sistemas autônomos na internet e se encontra na versão 4.
São características do protocolo OSPF?
Principais características OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs.
Qual o algoritmo do protocolo de roteamento RIP?
Routing Information Protocol (RIP) é um protocolo de roteamento, baseado no algoritmo Vetor-Distância, projetado para ser usado como um Interior Gate Protocol em redes de tamanho moderado com diâmetro máximo de 15 saltos.
Como o protocolo RIP define a melhor rota para encaminhar um pacote de informação?
O protocolo RIP (Routing Information Protocol) utiliza o algorítmo vetor-distância. Este algorítmo é responsável pela construção de uma tabela que informa as rotas possíveis dentro do AS.
O que é BGP OSPF e RIP?
O RIP usa a porta 520 do UDP. ... O OSPF funciona diretamente na camada Internet com o protocolo IP, portanto ele não usa os protocolos TCP ou o UDP. O BGP é um protocolo usado em redes grandes, como a Internet – na verdade o BGP é o protocolo usado pelos roteadores da Internet.
Qual a vantagem de se utilizarem áreas em OSPF?
A maior vantagem do OSPF é que ele é eficiente em vários pontos: ... Em vez de intercalar as entradas de tabela de roteamento como os routers RIP, os routers OSPF mantêm um mapa da interconexão de redes que é actualizado após qualquer alteração feita na topologia da rede.
Qual o protocolo de roteamento do OSPF?
- Por ser um protocolo do tipo link-state, o OSPF difere-se do RIP e do IGRP, que são protocolos de roteamento baseados em vetores de distância. Os roteadores que trabalham com algoritmos de vetor de distância, a cada atualização, enviam toda ou parte de suas tabelas de roteamento para seus vizinhos.
Quando foi regulamentado o trabalho voluntário?
- O trabalho voluntário somente foi regulamentado em 1996, pela Lei 9608/98, o que representou grande avanço para o desenvolvimento do voluntariado no Brasil. A lei em referência também conceitua o trabalho voluntário nos seguintes termos:
Como desenvolver o seu trabalho voluntário?
- Desenvolver um trabalho de acordo com os seus conhecimentos, experiências e motivações. Ter acesso a programas de formação inicial e contínua, “tendo em vista o aperfeiçoamento do seu trabalho voluntário”. Receber apoio no desempenho do seu trabalho com acompanhamento e avaliação técnica. Exercer o trabalho voluntário em condições de higiene e ...
Como foi o trabalho voluntário no Brasil?
- O VOLUNTARIADO NO BRASIL Desde nossa colonização temos trabalho voluntário no Brasil, só que com características e objetivos diferentes, e o que é interessante é que ele sempre foi importante para a sociedade.