Como fazer toque para ver dilatação?

Como fazer toque para ver dilatação?
A melhor maneira de fazer o autoexame é na DPP ou próximo. A gestante sentada no vaso com um pé no chão e o outro em cima do assento, introduz dois dedos na vagina e faz um movimento em direção ao ânus. O colo do útero de uma mulher grávida é como lábios franzidos como se fossem dar um beijo.
Como é feito o toque em gestante?
Esse exame deve ser realizado por um médico ginecologista e/ou obstetra que introduz dois dedos, geralmente o indicador e o médio, no canal vaginal com o objetivo de tocar o fundo do colo do útero. O exame de toque é sempre feito com luvas esterilizadas para que não haver risco de infecção e não causar dor.
Posso usar os dedos para analisar a dilatação?
- O dedo poderá entrar facilmente no meio do colo de útero se ele já estiver dilatando. A mulher sentirá a bolsa de água que cobre a cabeça do feto, dando a sensação de que está tocando em um balão de látex cheio d’água. Continue usando os dedos para analisar a dilatação.
Como é feito o exame de toque?
- Vamos ver agora como é feito o exame de toque. Para realizar o exame o obstetra orienta a mulher a ficar em uma posição chamada de posição ginecológica, que é deitada em uma maca com as pernas abertas apoiadas no suporte próprio e os joelhos dobrados.
Como descobrir o grau de dilatação?
- Se um dos dedos chegou sem resistência ao centro do órgão, insira mais dedos para descobrir o grau de dilatação.
Como é avaliada a dilatação da mulher?
- A dilatação é avaliada através do toque vaginal, pelo médico ou pelo enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia, ou seja, são introduzidos 2 dedos na vagina da mulher até à entrada do colo do útero, depois avalia-se quantos centímetros existem entre esses 2 dedos, assim sabe-se qual a dilatação da mulher.