adplus-dvertising

Para que serve o exame de calcitonina?

Índice

Para que serve o exame de calcitonina?

Para que serve o exame de calcitonina?

O exame de calcitonina é usado principalmente para auxiliar no diagnóstico da hiperplasia de células-C e carcinoma medular de tireoide, para avaliar a efetividade do tratamento e monitorar se há recorrência em indivíduos que já apresentaram a doença.

Como é feito o exame calcitonina?

Como é feito o exame A dosagem de calcitonina é feita em laboratório, com solicitação do médico, onde se colhe uma amostra de sangue, para se obter os seus níveis basais.

O que significa calcitonina?

A calcitonina é um hormônio secretado pelas células parafoliculares tiroideanas. O diagnóstico de carcinoma medular de tiróide (CMT) pode ser suspeitado a partir do encontro de níveis aumentados de calcitonina basal ou após testes de estímulos específicos.

Quanto tempo demora exame calcitonina?

O resultado do teste normalmente é liberado dentro de 2 a 4 dias, porém, se o laboratório onde você colheu o material encaminha o sangue para uma instituição de apoio, pode demorar um pouco mais, consulte na recepção no momento da coleta.

Qual Exame de sangue detecta câncer de tireóide?

Câncer da Tireoide é muito raro, mas para diagnostica é preciso fazer a punção do nódulo e fazer análise. Não há exames de sangue que possam detectar a presença de câncer de tireóide, o diagnóstico é suspeito através de exame de ultrassonografia e confirmado através de biópsia.

Quanto custa o exame calcitonina?

Calcitonina - R$34,00 - Labi Exames.

Qual o valor do exame de calcitonina?

Calcitonina - R$34,00 - Labi Exames.

Quais os efeitos da calcitonina?

A calcitonina é um hormônio polipeptídico, secretado pelas células parafoliculares encontradas na tireóide, que apresenta como principal efeito a diminuição dos níveis séricos de cálcio e fosfato, devido a sua ação sobre os ossos e rins.

Qual é a glândula da calcitonina?

A quantidade do hormônio liberada pele glândula tireoide é regulada pela hipófise, localizada na base do cérebro, que produz o hormônio tireoestimulante (TSH). Células C (Células parafoliculares). Produzem a calcitonina, um hormônio que ajuda a regular a forma como o corpo usa o cálcio.

Quais são os efeitos colaterais de calcitonina?

  • Possíveis efeitos colaterais. Os efeitos adversos mais comuns que podem ocorrer com o uso de calcitonina são tontura, dor de cabeça, alterações do paladar, vermelhidão do rosto ou do pescoço, enjoo, diarreia, dor abdominal, dor nos ossos ou nas articulações e cansaço.

Como fazer a coleta de sangue para o exame calcitonina?

  • Jejum e coleta de sangue para o exame calcitonina Se você tem uma solicitação médica para um exame de calcitonina saiba que é necessário realizar um jejum de pelo menos 4 horas. A coleta do sangue é realizada no braço, como os tradicionais exames. Coletas do sangue pela manhã em jejum são usadas para estabelecer valores basais.

Por que a calcitonina é importante para a saúde dos ossos?

  • Assim, a calcitonina é muito importante para a manutenção da saúde dos ossos, e por isso existem medicamentos com este hormônio na composição, que são usados em doenças como osteoporose, Doença de Paget ou Síndrome de Sudeck, por exemplo.

Como a calcitonina pode ajudar no câncer de próstata?

  • Além disso, a calcitonina também pode ser útil para identificar outras condições, como a hiperplasia da células C da tireoide, que são as células produtoras da calcitonina, assim como para acompanhar outros tipos de câncer, como leucemia, câncer de pulmão, mama, pâncreas ou próstata, por exemplo.

Postagens relacionadas: