O que preciso para fazer cerâmica?

O que preciso para fazer cerâmica?
Para começar, precisamos apenas de argila e água. As ferramentas profissionais podem facilmente ser substituídas por objetos que tenhamos em casa. Dá pra usar fio dental para cortar a argila, colher para alisar, e esponja de cozinha para limpar ou dar textura na peça.
Qual a temperatura para queimar cerâmica?
No caso da cerâmica artesanal, além da queima do biscoito (post com mais detalhes aqui), as técnicas de baixo esmalte necessitam de uma temperatura até 1100 °C; já as técnicas de alta, a queima do esmalte pode exigir até 1300 °C.
Onde fazer queima de cerâmica?
Normalmente grandes cidades possuem ateliers e lojas de cerâmica que disponibilizam o forno para queima com valores por peças, quilo ou fornada. Em São Paulo, por exemplo, a Scrin Porcelanas oferece esse tipo de serviço.
Como trabalhar com cerâmica?
- Trabalhar com cerâmica é fácil! Depois de aprender os passos básicos, você será capaz de fabricar as próprias peças sem preocupação. Tudo pode parecer muito assustador no início, mas, logo que a curva de aprendizagem é vencida, obras-primas virão uma após a outra.
Como comecei a fazer cerâmica em São Paulo?
- Comecei a fazer cerâmica em São Paulo e acabei no ano seguinte indo fazer uma especialização em torno em Paris, com o mestre Augusto Tozzola, um senhorzinho de 90 anos que faz cerâmica desde os 13. Foram quase dois anos do momento em que comecei a fazer as primeiras pecinhas até estruturar a Olive e ter meu ateliê.
Quais são os benefícios da cerâmica?
- Além de terapêutico, a gratificação de ver peças únicas formadas a partir das nossas mãos é uma experiência determinante para muitas pessoas investirem no artesanato como hobby ou mesmo uma nova fonte de renda. A cerâmica é uma das artes mais antigas do mundo. Seus primeiros registros são da pré-história, com vasos de barro de cor enegrecida.
Qual a origem da cerâmica?
- A cerâmica é uma das artes mais antigas do mundo. Seus primeiros registros são da pré-história, com vasos de barro de cor enegrecida. E, aqui no Brasil, os índios já tinham a cultura do barro e produziam variadas peças em cerâmica antes da chegada dos portugueses.