O que é o processo administrativo disciplinar e para que serve?
Índice
- O que é o processo administrativo disciplinar e para que serve?
- Quem são as partes no processo administrativo disciplinar?
- Como instaurar um processo administrativo disciplinar?
- Qual a competência para o processo administrativo?
- Como funciona o poder disciplinar na administração pública?
- Quais são as principais manifestações do poder administrativo?
- Qual é o poder da administração pública?
- Quais são os poderes administrativos?
O que é o processo administrativo disciplinar e para que serve?
O processo administrativo disciplinar é um instrumento pelo qual a administração pública exerce seu poder-dever para apurar as infrações funcionais e aplicar penalidades aos seus agentes públicos e àqueles que possuem uma relação jurídica com a administração.
Quem são as partes no processo administrativo disciplinar?
O Processo Administrativo Disciplinar – PAD é dividido em três fases: 1 – instauração: publicação do ato que cria a comissão do processo; 2 – inquérito: fase realizada pela comissão, que inclui instrução, defesa e relatório; e 3 – julgamento: pela autoridade competente.
Como instaurar um processo administrativo disciplinar?
- A instauração de qualquer procedimento disciplinar se dá, pontualmente, com a necessária publicação de ato instaurador. ...
- A instauração do processo disciplinar só existe e se aperfeiçoa com a publicação do ato que constituir a comissão.
Qual a competência para o processo administrativo?
O julgamento do processo administrativo disciplinar compete ao Presidente da República, ao Presidente do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados, ao Presidente de Tribunal integrante do Poder Judiciário da União ou ao Procurador-Geral da República, quando proposta a imposição de penalidades de demissão, cassação de ...
Como funciona o poder disciplinar na administração pública?
- Correlato com o poder hierárquico, o poder disciplinar não se confunde com o mesmo. No uso do primeiro a Administração Pública distribui e escalona as suas funções executivas.
Quais são as principais manifestações do poder administrativo?
- As principais manifestações do poder administrativo são quatro: A Administração Pública, tem o poder de fazer regulamentos, a que chamamos “poder regulamentar” e outros autores denominam de faculdade regulamentaria. Estes regulamentos que a Administração Pública tem o Direito de elaborar são considerados como uma fonte de Direito (autónoma).
Qual é o poder da administração pública?
- Este poder é um poder unilateral, quer dizer, a Administração Pública pode exercê-lo por exclusiva autoridade sua, e sem necessidade de obter acordo (prévio ou à posteriori) do interessado.
Quais são os poderes administrativos?
- Os poderes administrativos surgem com a Administração e se apresentam conforme as demandas dos serviços públicos, o interesse público e os fins aos quais devem atingir. São classificados em poder vinculado e poder discricionário, segundo a necessidade de prática de atos, poder hierárquico e poder disciplinar, de acordo com a necessidade de se ...