Como resolver Pré-ignição?
Como resolver Pré-ignição?
A melhor pedida contra pré-ignição é pôr combustível com maior octanagem (gasolina premium ou álcool). Com isso, o sistema eletrônico retarda o centelhamento da vela (formação da faísca) e elimina a “batida”. Para quem raramente usa o carro, é bom só abastecer com gasolina aditivada ou premium.
Qual a causa da detonação?
- O que muda é a causa, bem diferente entre eles. A detonação (conhecida popularmente como batida de pino) é provocada principalmente pelo combustível adulterado de baixa octanagem, mas também pode ser resultado de mistura pobre, não homogênea, ignição adiantada ou superaquecimento do motor.
Qual a diferença entre detonação e deflagração?
- Esta onda de choque comprime as moléculas do material, elevando sua temperatura até o ponto de ignição. A detonação difere da deflagração, que se propaga a uma velocidade subsônica e não gera onda de choque ou grandes variações de pressão.
Por que a detonação pode afetar o pistão?
- A detonação provoca desgaste na cabeça do pistão e, em casos extremos, pode afetar também os anéis de segmento (que limpam as paredes do cilindro e isolam a câmara de combustão do cárter). A pré-ignição, porém, pode perfurar o pistão e até mesmo quebrar o virabrequim.
Qual a causa da detonação do cilindro?
- Outra possibilidade é o surgimento de áreas muito quentes (como as velas, de padrão inadequado) ou sistema de arrefecimento do motor deficiente. A detonação provoca desgaste na cabeça do pistão e, em casos extremos, pode afetar também os anéis de segmento (que limpam as paredes do cilindro e isolam a câmara de combustão do cárter).