Como evitar pragas nas lavouras?
Índice
- Como evitar pragas nas lavouras?
- O que são pragas agrícolas e quais suas estratégias de combate?
- É uma das maneiras de combater as pragas?
- Quais são as principais pragas da lavoura de milho?
- Como é feito o monitoramento das pragas nas lavouras?
- Por que não controlar as pragas agrícolas?
- Qual a praga que o produtor brasileiro precisa se preocupar?
Como evitar pragas nas lavouras?
Controle de pragas: 5 formas de lidar com este problema
- 1 – Cuidados no manejo da plantação para evitar o surgimento de pragas. ...
- 2 – Controle biológico de pragas. ...
- 3 – Fortalecimento das plantas para o controle de pragas. ...
- 4 – Inseticidas, pesticidas e repelentes. ...
- 5 – Armadilhas no controle de pragas.
O que são pragas agrícolas e quais suas estratégias de combate?
As Pragas agrícolas são organismos que reduzem a produção das culturas, seja por atacá-las, por serem transmissores de doenças ou por reduzirem a qualidade dos produtos agrícolas. Neste post você irá conhecer as principais pragas agrícolas e diferentes métodos para seu controle.
É uma das maneiras de combater as pragas?
Para pequenos e médios produtores agrícolas, porém, o combate de pragas pode ser feito de maneira eficiente por meio de técnicas simples que abrangem, além dos cuidados no manejo, do controle biológico e da poda higiênica, o cultivo consorciado estratégico e a pulverização de receitas caseiras.
Quais são as principais pragas da lavoura de milho?
- As principais espécies são: Dichelops melacanthus e D. furcatus. É uma das pragas que mais preocupa em lavouras de soja. Porém, pode causar danos nas lavouras de milho, com custo de controle variando entre R$,00 por hectare. Ele pode atacar as plantas de V1 (emissão do primeiro par de folhas) até V4 (quarto par de folhas).
Como é feito o monitoramento das pragas nas lavouras?
- O uso de inseticidas deve ser feito juntamente com o MIP, rotacionando os mecanismos de ação, para reduzir a pressão de seleção de insetos resistentes. Assim, diante do monitoramento das pragas nas lavouras, a tomada de decisão do momento de entrar com o inseticida é feito quando a praga atinge os níveis populacionais críticos ou o dano.
Por que não controlar as pragas agrícolas?
- As pragas podem causar grandes prejuízos às lavouras, variando de 9,5 a 40% de perdas caso o controle não for efetuado. Não controlar as pragas agrícolas como a Spodoptera no milho, geraria uma economia para produtor em torno de R$3,42 bilhões, entretanto, ele teria uma perda de produtividade de 40%.
Qual a praga que o produtor brasileiro precisa se preocupar?
- Outra praga que o produtor brasileiro precisa se preocupar é a mosca-branca, inseto que ataca um alto número de culturas, principalmente, as frutíferas. Essa praga agrícola também suga a seiva das plantas e pode causar perdas de até 90% da safra, por isso é também muito perigosa para as plantações.