O que é adição em Farmacologia?
O que é adição em Farmacologia?
- Adição: é aquele produzido quando o efeito final de dois ou mais agentes é quantitativamente igual à soma dos efeitos produzidos individualmente. Exemplo: chumbo e arsênio, atuando no nível da biossíntese do heme (aumento da excreção urinária da coproporfirina).
O que é associações farmacológicas sinérgicas?
O sinergismo pode ocorrer com medicamentos que possuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo),com os que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização). Das associações sinérgicas podem surgir efeitos terapêuticos ou tóxicos.
O que é toxicidade dos medicamentos?
A toxicidade pode ser o resultado da exposição a excessivas quantidades de substâncias normalmente não tóxicas. Alguns envenenamentos ocorrem por exposição a substâncias que são tóxicas em todas as doses.
Qual a potencialização do medicamento?
- Potencialização - Efeito que ocorre quando um fármaco aumenta ou prolonga a ação de outro fármaco. Medicamentos Simples - Aqueles usados a partir de um único fármaco. Ex.
Quais as especializações da farmacologia?
- Farmacologia Geral Farmacologia Clínica Farmácia:química farmacêutica Farmacognosia Farmacocinética Farmacodinâmica Farmacoterapia Farmacologia Experimental Toxicologia Além de especializações como: cronofarmacologia, farmacogenética, farmacologia molecular, bioquímica, etc... dentro da farmacologia, temos as subdivisões básicas:
Quais são as principais interações farmacocinéticas?
- RESUMO: Após analisar conceitos básicos e principais interações farmacêuticas e interações farmacocinéticas, são apresentadas interações farmacodinâmicas e algumas regras para detectar ou prevenir interações medicamentosas. UNITERMOS: Interações medicamentosas, interação farmacodinâmica, detecção e prevenção de interações medicamentosas.
Qual a freqüência do efeito farmacológico?
- Na prática, esse tipo de interação ocorre com extraordinária freqüência, não só aumentando um efeito farmacológico, como, também, diminuindo ou suprimindo um efeito tóxico. Entretanto, com a mesma freqüência, por falta de previsão, são comuns as reações adversas.