adplus-dvertising

O que é plágio para a academia?

Índice

O que é plágio para a academia?

O que é plágio para a academia?

Simplesmente podemos falar que plágio é copiar algo produzido por outra pessoa como se você seu. ... Este é o plágio mais conhecido, porém, existem outras formas de plágio e precisamos divulgar para que a ocorrência no universo acadêmica possa cada vez mais ser restrita.

O que é plágio em trabalhos científicos?

O plágio consiste no apossamento, como se fosse da própria autoria, de resultados ou conclusões de outro autor, bem como de textos integrais ou de parte substancial de textos alheios sem os cuidados inerentes a cada um como merecimento autoral.

O que é plágio acadêmico e como evitá lo?

O plágio acadêmico acontece quando uma pessoa utiliza um texto ou uma ideia em seu trabalho sem colocar os devidos créditos para o autor original. Ou seja: não faz a referência às fontes de pesquisa. Por exemplo, quando um aluno utiliza uma tabela ou uma imagem em sua monografia sem citar o autor original.

Qual é o conceito de plágio?

  • Se a fraude académica é um conceito mais vasto que plágio, este, na sua extensão e gravidade, é, ele próprio, um conceito amplo. Na mera definição dos dicionários (iParadigms, 2011), o plágio corresponde a uma apropriação indevida - ou seja, não autorizada e não creditada - de ideias ou dados que não pertencem a quem os difunde ou publica.

Qual a relação entre plágio e criação?

  • Pelo mesmo diapasão, relevando essa perturbação, Dean Inge (s.d.) pergunta-se “o que é a originalidade senão plágio não detetado?” Estas duas citações remetem ambas para a relação paradoxal que existe entre plágio e criação e que extravasa, em muito, os muros da academia.

Qual a diferença entre o plágio e a literatura?

  • Plágio e plágio O advento da Internet e o seu uso crescente no campo da investigação científica ampliaram e diversificaram o espectro de ocorrência de plágio no seio da academia. Mas o plágio antecede largamente a Internet (Bailey, 2011) e do passado mais longínquo ao presente mais próximo tem envolvido grandes nomes da literatura (Moss, 2005).

Será que o plágio é motor das Indústrias Culturais?

  • Mas o plágio parece ser também o motor das grandes indústrias culturais, se aceitarmos a visão de Clint Eastwood (s.d.) quando sustenta que “o plágio foi sempre a coisa mais relevante em Hollywood”. O peso crescente da Internet, na academia e fora dela, vem acentuar ainda mais a estreita ligação entre plágio e indústrias culturais.

Postagens relacionadas: