Quem exerce a polícia judiciária?
Índice
- Quem exerce a polícia judiciária?
- Quem é a autoridade de polícia judiciária?
- Qual é a polícia administrativa e judiciária?
- Qual polícia tem função repressiva?
- Qual a diferença de polícia judiciária e polícia investigativa?
- Qual a base legal para a polícia de Segurança para a polícia judiciária e para a polícia Administrativa?
- Por que a polícia administrativa é repressiva?
- Por que a polícia judiciária é repressiva?
- Qual é o conceito de polícia administrativa?
- Qual a finalidade da Polícia Federal?

Quem exerce a polícia judiciária?
Art. 4º A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria.
Quem é a autoridade de polícia judiciária?
Na legislação processual comum, aliás, só são conhecidas duas espécies de “autoridades”: a autoridade policial, que é o Delegado de Polícia, e a autoridade judiciária, que é o Juiz de Direito.
Qual é a polícia administrativa e judiciária?
A polícia administrativa é exercida por órgãos administrativos de caráter fiscalizador, já a polícia judiciária, em razão de preparar a atuação da função jurisdicional penal, é exercida pela polícia civil ou militar.
Qual polícia tem função repressiva?
A polícia judiciária é repressiva: a autoridade policial que a exerce, tem uma atuação tipicamente administrativa de auxiliar da repressão criminal, pois quem esta exerce é o Poder Judiciário, através da Justiça Criminal, detentora do monopólio estatal de distribuir a justiça criminal.
Qual a diferença de polícia judiciária e polícia investigativa?
Assim, temos que a polícia judiciária é a polícia que atua no cumprimento de determinações do Poder Judiciário, como, por exemplo, o cumprimento de mandado de prisão. Já a polícia investigativa é identificada quando a polícia atua na investigação de determinada infração penal.
Qual a base legal para a polícia de Segurança para a polícia judiciária e para a polícia Administrativa?
O art. 144, § 1º da CF/88 preconiza que cabe a polícia federal atuar na prevenção a tráfico de entorpecentes. ... Por fim, a polícia administrativa é exercida pelos variados órgãos da Administração Pública ao passo que a polícia judiciária é exercida por corporações especializadas de forma privativa, como a polícia civil.
Por que a polícia administrativa é repressiva?
- [...] a polícia administrativa é essencialmente preventiva, embora algumas vezes seus agentes ajam repressivamente, a exemplo da apreensão de mercadoria imprópria ao consumo público ou da cessação de uma reunião de pessoas tidas como ilegal. A polícia judiciária é notadamente repressiva.
Por que a polícia judiciária é repressiva?
- A polícia judiciária é repressiva e está adstrita aos órgãos e agentes do Poder Judiciário, enquanto a polícia administrativa é preventiva e está disseminada pelos órgãos da administração pública. Você errou! Resposta: Parabéns! Você acertou!
Qual é o conceito de polícia administrativa?
- De forma geral, o conceito de polícia administrativa envole a polícia militar em âmbito estadual e a polícia rodoviária federal em âmbito federal. E na policia judiciária envole a polícia civil em âmbito estadual e a polícia federal em âmbito federal.
Qual a finalidade da Polícia Federal?
- A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: (…) § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: