Quais são os problemas causados pela poluição sonora?
Índice
- Quais são os problemas causados pela poluição sonora?
- Como identificar a poluição sonora?
- O que diz a lei da poluição sonora?
- Qual a forma adequada para a avaliação da poluição sonora?
- O que pode ser feito para combater a poluição sonora?
- Quais são os sintomas da poluição sonora?
- Qual a legislação sobre a poluição sonora?
- Qual a pena de poluição sonora e visual?
- Como a poluição sonora afeta a vida selvagem?

Quais são os problemas causados pela poluição sonora?
A poluição sonora pode causar, além da perda auditiva, alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, agressividade, perda de desempenho cognitivo, e outras doenças.
Como identificar a poluição sonora?
Definições. O nível do barulho admitido nos grandes centros urbanos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pode atingir até 50 decibéis porém, o que é verificado normalmente chega a decibéis. Portanto, qualquer som que ultrapasse os 50 decibéis, já pode ser considerado nocivo para a saúde.
O que diz a lei da poluição sonora?
É proibido perturbar o sossego alheio fazendo barulho acima dos limites estabelecidos em lei. A Lei Distrital 40 regulamenta o controle da poluição sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos, resultantes de atividades urbanas e rurais no Distrito Federal...
Qual a forma adequada para a avaliação da poluição sonora?
Segundo o Ministério Público, a intensidade sonora é medida com base na grandeza conhecida como decibel (dB), e essa medição é feita por meio do aparelho chamado decibelímetro.
O que pode ser feito para combater a poluição sonora?
Veja algumas dicas práticas para prevenir a poluição sonora e diminuir seus danos:
- Evite locais com muito barulho;
- Use protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído;
- Não escute música com volume alto demais;
- Não grite em locais fechados;
- Feche as janelas do carro em locais de trânsito barulhento;
Quais são os sintomas da poluição sonora?
- Dores de cabeça, falta de concentração, baixa imunidade e mal-estar são geralmente sintomas comuns sentidos por pessoas que convivem com ruídos em excesso. A poluição sonora é, portanto, um problema comum na vida de diversos cidadãos. Muitos brasileiros acreditam que há um horário aceitável para “fazer barulho”.
Qual a legislação sobre a poluição sonora?
- Importante ressaltar que a legislação sobre a poluição sonora cabe aos municípios, portanto é função da prefeitura de cada cidade brasileira, criar leis de silêncio e fiscalizar para que sejam cumpridas.
Qual a pena de poluição sonora e visual?
- A poluição sonora é considerada crime ambiental, podendo resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos. A poluição sonora e a visual são tipos de poluição que muitos vezes passam desapercebidas por fazerem parte do dia a dia dos moradores das grandes cidades. Entretanto, causam danos ao ambiente e à saúde humana, afetando seriamente ...
Como a poluição sonora afeta a vida selvagem?
- Segundo o serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos (NPS), a poluição sonora tem um grande impacto ambiental e notáveis efeitos adversos na vida selvagem. De fato, para os especialistas, o ruído pode perturbar os padrões de reprodução, aleitamento e, inclusive, contribuir para a extinção de algumas espécies.