O que é poder econômico poder ideológico e poder político?

O que é poder econômico poder ideológico e poder político?
Poder econômico: é exercido por quem possui a propriedade privada. Quem tem terras, dinheiro e bens exerce influência sobre os despossuídos. Poder ideológico: é exercido por quem pode criar e influenciar as massas com suas criações, seja no âmbito midiático, seja no religioso.
Qual a diferença de poder ideológico e poder político?
O poder ideológico é exercido essencialmente sobre o intelecto das pessoas. Já o poder político é um poder exercido publicamente, que ganha nem tanto o foro íntimo dos subjugados, mas sim na rotina diária, na liberdade de ir e vir, na liberdade de crença e na liberdade de expressão.
Qual o poder social de uma sociedade?
- Nesse sentido, detém poder social aquele que consegue mobilizar a sociedade ou grupos sociais em torno de um projeto comum, influenciando a formação de ideias e opiniões. Na teoria foucaultiana, podemos tomar como exemplo de poder o controle disciplinar exercido por relações sociais microfísicas dentro de instituições de confinamento.
Como o poder ideológico controla a vida?
- O poder ideológico, por sua vez, controla boa parte das condições simbólicas da vida, definindo quem é "normal" e quem é "anormal" na sociedade a partir da aceitação de um conjunto mínimo de valores estabelecidos como os "valores nacionais".
Como o poder político é legítimo?
- O poder político é legítimo, desde que vise alcançar os fins de uma comunidade política. Normalmente, essas três formas de poder são exercidas pelos mesmos grupos dentro de uma sociedade, sendo que o poder burocrático estatal tende a ser controlado por quem tem o poder econômico e o poder ideológico.
Por que o poder político determina a organização da vida?
- Já o poder político determina a organização da vida social, determinando as condições estruturais em que a vida deve ser organizada. Este poder, no mundo ocidental, é dividido entre todos os cidadãos por meio dos seus representantes.