Quais as principais ideias contidas na obra de Rousseau Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens?
Índice
- Quais as principais ideias contidas na obra de Rousseau Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens?
- Qual o princípio da desigualdade entre os homens segundo Rousseau?
- Que categoria descreve acertadamente a qualidade humana que o difere de qualquer outro animal Segundo Rousseau?
- Quais são os fundamentos da desigualdade?
- Qual a origem de desigualdade entre os homens ela é natural?
- Quais são os tipos de desigualdades Segundo Rousseau?
- Quais foram as ideias de Rousseau?
- Qual a lei que reduziu o grupo de pessoas que poderiam participar da política no Brasil?
- Qual a origem da política?
- Qual a proposta de Rousseau para o contrato social?

Quais as principais ideias contidas na obra de Rousseau Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens?
Rousseau divide "O Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" em duas partes. Na primeira o homem é analisado tanto em seu estado natural como civilizado e, na segunda, é defendida a ideia de que as desigualdes têm sua origem nesse estado de sociedade.
Qual o princípio da desigualdade entre os homens segundo Rousseau?
O diagnóstico de Rousseau foi no sentido de que a origem da desigualdade está na instituição da propriedade. Propriedade ilegítima que substituiu a justa posse. Para ele, a riqueza, que gera a vaidade, corrompe a moralidade e a desigualdade, que gera a inveja e o ódio, corrompe a política.
Que categoria descreve acertadamente a qualidade humana que o difere de qualquer outro animal Segundo Rousseau?
O homem natural vive o presente, é robusto e bem organizado, apesar de não possuir habilidades específicas, pode aprendê-las todas, é inocente não possuindo noções do bem e do mal e possui duas características que o distingue dos outros animais que são a liberdade e a perfectibilidade.
Quais são os fundamentos da desigualdade?
Rousseau, em seus estudos, deixou evidente que os fundamentos da desigualdade possuíam relação com a divisão da terra, a divisão do trabalho e o mérito. Esses elementos materializavam-se na propriedade, enquanto direito privado.
Qual a origem de desigualdade entre os homens ela é natural?
Este notável clássico da filosofia política foi escrito por Rousseau para atender à questão posta pela Academia de Dijon ― "Qual é a origem da desigualdade entre os homens e se ela é legitimada pela lei natural". Em sua resposta, o filósofo se pergunta em primeiro lugar "o que é o homem?".
Quais são os tipos de desigualdades Segundo Rousseau?
Para compreender a base dos principais conflitos e avanços na sociedade, Rousseau divide a desigualdade entre os homens em duas formas representativas: a desigualdade natural e física e a desigualdade moral e política.
Quais foram as ideias de Rousseau?
- Escreveu ainda: Considerações sobre o governo da Polônia e sua reforma projetada (1771); Rousseau, Juiz de Jean-Jacques (1775) e os Devaneios do caminhante solitário, que ficou inconclusa. Após a sua morte em 1778 transformaram-no em um símbolo por causa de suas ideias.
Qual a lei que reduziu o grupo de pessoas que poderiam participar da política no Brasil?
- Uma lei de 1880 reduziu mais ainda o grupo de pessoas que poderiam participar da política no Brasil. Essa foi a Lei Saraiva, que decretou que o voto passaria a ser direto (antes o voto era indireto) e que teriam direito a votar os homens com renda superior a 200 mil réis anuais que fossem capazes de assinar o documento de alistamento militar.
Qual a origem da política?
- A origem da política. O surgimento da política aconteceu na Grécia Antiga, depois da formação das cidades gregas, que eram chamadas de cidade-Estado. Foi a partir da necessidade de criar um sistema de organização do funcionamento das cidades-Estado que surgiu a forma de governo parecida com o que hoje se conhece como política.
Qual a proposta de Rousseau para o contrato social?
- Rousseau faz uma proposta de mudança do estado de sociedade para o contrato social. O contrato social é aquele momento em que os indivíduos vão sair do estado de sociedade e vão entrar no contrato social que é a proposta de um novo estado que seria uma situação boa.