O que é política aristotélica?
Índice
- O que é política aristotélica?
- Como Aristóteles vincula a política com a virtude e o bem?
- Qual foi a obra de Aristóteles na política?
- Qual é o verdadeiro sentido da política?
- Qual o objetivo de Aristóteles com sua política?
- Por que Platão e Aristóteles se envolvem nas questões políticas do seu tempo?
- Qual a preferência de Aristóteles para a república clássica da Grécia?
- Qual a ciência de Aristóteles?

O que é política aristotélica?
Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).
Como Aristóteles vincula a política com a virtude e o bem?
Aristóteles vincula ainda a política com a virtude e o bem, sendo a virtude algo que deve ser atingida pela organização e ação coletiva da comunidade, não sendo possível pensar em ser feliz sem ser virtuoso.
Qual foi a obra de Aristóteles na política?
Na obra “A Política”, Aristóteles (1997, p. 249-250), deixa claro que: [...] o objetivo de todos é alcançar uma vida melhor e a felicidade. Para ele, a felicidade é o resultado e uso perfeito das qualidades morais, não por ser necessário, mas sim por ser um bem em si mesmo.
Qual é o verdadeiro sentido da política?
Numa conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil; Outros a definem como conhecimento ou estudo "das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados".
Qual o objetivo de Aristóteles com sua política?
- O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
Por que Platão e Aristóteles se envolvem nas questões políticas do seu tempo?
- Platão e Aristóteles envolvem-se nas questões políticas do seu tempo e criticam os maus governos. Se por um lado Platão tentou efetivamente implantar um governo justo na Sicília, por outro esboçou a idealizada Cailipolis como modelo a ser alcançado. Aristóteles, mesmo recusando a utopia do seu mestre, aspira também a uma cidade justa e feliz.
Qual a preferência de Aristóteles para a república clássica da Grécia?
- As preferências de Aristóteles vão para uma forma de república democrático-intelectual, a forma de governo clássica da Grécia, particularmente de Atenas.
Qual a ciência de Aristóteles?
- Desta ciência trata Aristóteles precisamente na Política, de que acima se falou. O estado, então, é superior ao indivíduo, porquanto a coletividade é superior ao indivíduo, o bem comum superior ao bem particular.