Qual as vantagens da polpa cítrica?
Índice
- Qual as vantagens da polpa cítrica?
- Qual o teor de proteína da polpa cítrica?
- Como secar polpa cítrica?
- Qual o valor nutricional da polpa cítrica?
- Como armazenar polpa cítrica peletizada?
- Pode dar polpa cítrica para cavalo?
- Qual o preço da polpa cítrica?
- Qual a principal característica da polpa cítrica?
- Como fazer polpa cítrica?
- Como classificar a polpa cítrica?
- Qual o valor nutricional da polpa cítrica?
- Qual o teor energético da polpa cítrica?
- Por que a polpa cítrica é considerada um descarte?

Qual as vantagens da polpa cítrica?
Entre outras vantagens da utilização da polpa cítrica na dieta de bovinos, estão:
- Elevado teor de carboidratos solúveis;
- Boa palatabilidade;
- Alta digestibilidade;
- Facilidade de manipulação e estocagem;
- Disponibilidade de produto no mercado.
Qual o teor de proteína da polpa cítrica?
De acordo com a literatura, a polpa cítrica peletizada contém um teor de matéria seca próximo a 89%, e teores de 7% de proteína bruta (PB), 24% de fibra em detergente neutro (FDN) e 77% de nutrientes totais (NDT).
Como secar polpa cítrica?
Após um período de 48h de exposição ao sol, alcança 90% de matéria seca. O processo mecânico consiste em prensagens, que reduzem a umidade a 65-75%, com posterior secagem a cerca de 100-116ºC, até que se obtenha 88-90% de MS possibilitando a peletização.
Qual o valor nutricional da polpa cítrica?
A polpa cítrica na forma peletizada (PCP) é um subproduto que apresenta alto valor energético e alta digestibilidade da matéria seca, de acordo com o NRC (2007) apresenta 79% de nutrientes digestíveis totais (NDT); 7% de proteína bruta (PB); 21% de fibra em detergente neutro (FDN); 2,2% de extrato etéreo (EE); 7% de ...
Como armazenar polpa cítrica peletizada?
Deve-se também colocar a polpa cítrica peletizada em um local seco, ventilado, mas protegido também da umidade. Alguns pecuaristas preferem guardar em sacas. Monitorando a temperatura frequentemente, ela pode ficar mantida por até seis meses.
Pode dar polpa cítrica para cavalo?
A polpa cítrica pode ser incluída em concentrados para equinos, em níveis de até 28% de inclusão, sem causar efeito deletério sobre a digestibilidade dos nutrientes da dieta, bem como da fração carboidrato da mesma.
Qual o preço da polpa cítrica?
Os preços da polpa cítrica estão em alta, acompanhando as valorizações do milho no mercado brasileiro. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a tonelada da polpa cítrica peletizada, granel, está cotada, em média, em R$788,75 em São Paulo, sem o frete.
Qual a principal característica da polpa cítrica?
A polpa cítrica é rica em pectina, um carboidrato de alto valor nutricional, porém com alta capacidade de reter água e que dificulta a secagem da polpa. ... Outra característica importante a ser mencionada é o seu alto teor de carboidratos solúveis ao redor de 25 a 35% da MS.
Como fazer polpa cítrica?
A polpa cítrica é um subproduto da fabricação de suco concentrado, principalmente de laranja e em menor escala de limão, pela indústria citrícola, obtida após duas prensagens dos frutos, que reduzem a umidade a 65-75%.
Como classificar a polpa cítrica?
- Atualmente, o termo subproduto utilizado para classificar a polpa cítrica foi substituído pelo termo coproduto, devido à grande demanda e importância na nutrição de ruminantes ao longo dos diversos sistemas de produção.
Qual o valor nutricional da polpa cítrica?
- A polpa cítrica é rica em pectina, um carboidrato de alto valor nutricional, porém com alta capacidade de reter água e que dificulta a secagem da polpa. Para facilitar a secagem, é adicionado antes da prensagem 0,3 a 0,6% de hidróxido ou óxido de cálcio.
Qual o teor energético da polpa cítrica?
- Apesar de ser considerado um concentrado energético, a polpa cítrica apresenta teor maior de fibra do que os concentrados energéticos tradicionais, principalmente em relação aos valores de FDA e FDN.
Por que a polpa cítrica é considerada um descarte?
- Inicialmente, a polpa cítrica era considerada um descarte para as indústrias de extração de suco cítrico, que no final das contas acabariam por acumular casca, sementes e bagaço das frutas por não apresentarem serventia ao setor.