adplus-dvertising

O que é poluição sonora e quais os riscos que ela traz?

Índice

O que é poluição sonora e quais os riscos que ela traz?

O que é poluição sonora e quais os riscos que ela traz?

Poluição sonora ocorre quando os sons ultrapassam o limite auditivo normal e torna-se um instrumento nocivo à saúde. De modo geral, a partir de 60 decibéis os sons já podem ser considerados ameaças. Trata-se de um problema de saúde pública mundial e seus efeitos podem causar danos à saúde física e mental das pessoas.

Quais os riscos que a poluição sonora pode causar?

Dores de cabeça, perda auditiva, cansaço mental e estresse, são os principais riscos para a saúde de quem fica exposto à poluição sonora.

Como a poluição do ar e a poluição sonora afeta a saúde?

Acredita-se que a poluição do ar afete o coração e os vasos sanguíneos ao causar inflamação, um acúmulo de radicais livres - conhecido como estresse oxidativo -, e um desequilíbrio no sistema nervoso. Já a poluição sonora afetaria o funcionamento dos sistemas nervoso e hormonal, segundo os cientistas.

Quais são as doenças mais comuns que a poluição sonora pode causar?

A poluição sonora também pode ser relacionada com doenças como infarto, hipertensão arterial e acidente vascular encefálico. Devido à exposição constante, ocorre maior estímulo no sistema nervoso autônomo, elevando a pressão, e contribuindo para processos como a aterosclerose.

O que diz a lei sobre a poluição sonora?

É proibido perturbar o sossego alheio fazendo barulho acima dos limites estabelecidos em lei. A Lei Distrital 40 regulamenta o controle da poluição sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos, resultantes de atividades urbanas e rurais no Distrito Federal...

Porque a poluição sonora é considerada crime ambiental?

Enquanto perturbação do sossego alheio é enquadrado como contravenção penal, a poluição sonora é tida como crime ambiental. ... Essa lei compreende poluição de qualquer natureza e que possa causar danos à saúde humana ou à de animais, além de destruição da flora.

Qual a consequência da poluição sonora?

  • A fadiga é uma consequência comum dos distúrbios do sono causados pela poluição sonora. Pesquisas indicam que a exposição a ambientes com elevada pressão sonora pode causar problemas cardiovasculares, como aceleração dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea alta.

Como a poluição sonora afeta crianças e adolescentes?

  • A poluição sonora foi reconhecida como um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde por seus efeitos sobre crianças e adolescentes. Nessa idade, os ruídos aumentam os efeitos da irritabilidade, dificuldade de concentração e frustração, prejudicando diretamente o desempenho escolar e cognitivo.

Como usar o nível de pressão sonora?

  • Usa-se o nível de pressão sonora como medida da pressão efetivamente exercida por uma onda sonora em comparação com uma referência, geralmente o limiar auditivo humano. Costuma-se usar como unidade de medida do nível de pressão sonora o decibel (dB).

Postagens relacionadas: