O que é polineuropatia periférica axonal sensitiva?

O que é polineuropatia periférica axonal sensitiva?
A polineuropatia periférica surge quando acontecem danos graves em vários nervos periféricos, que levam a informação desde o cérebro, e medula espinhal, até ao resto do corpo, causando sintomas como fraqueza, formigamento e dor persistente.
O que é polineuropatia axonal sensitiva distal?
A polineuropatia sensitiva é a que apresenta a perda da sensibilidade e de tato na ponta dos dedos ou dos pés ou das mãos, além de sintomas como formigamento, dor, choque e queimação, nessa mesma região. A doença pode evoluir de polineuropatia sensitiva ou dolorosa para uma polineuropatia com atrofia muscular.
Como se manifesta a neuropatia axonal?
- A informação é, portanto, mais lenta em caso de destruição da mielina. A neuropatia axonal pode se manifestar como toda neuropatia, através de sinais como transtornos motores ou sensitivos, de localização diversa ou seguindo os neurônios afetados.
Qual a etiologia da polineuropatia?
- O tratamento da polineuropatia vai depender da sua etiologia. Se esta condição for resultante de diabetes, o minucioso controle da glicemia pode impedir a evolução do processo e melhorar a sintomatologia. Contudo, a recuperação é vagarosa. A terapêutica do mieloma múltiplo e da insuficiência renal também podem levar a uma recuperação mais rápida.
Como se contrapõe a polineuropatia?
- A polineuropatia também contrapõe-se a uma radiculopatia, que é quando a raiz de um ou mais nervos encontra-se comprometida. O dano realizado nestes neurônios pode ser de vários tipos. O dano axonal ocorre da seguinte forma: a estrutura dos neurônios apresenta um corpo celular e o axônio, que é o prolongamento dessa célula nervosa.
Quais são as causas da neuropatia sensorial?
- Segundo a estatística médica, a neuropatia sensorial é diagnosticada em 2% das pessoas. Em pacientes idosos, a taxa de polineuropatia é superior a 8%. Uma das principais causas da doença é o diabetes mellitus, predisposição genética, deficiência crônica de vitamina B, lesões traumáticas e intoxicação grave do corpo.