adplus-dvertising

O que é polinização direta?

Índice

O que é polinização direta?

O que é polinização direta?

Autopolinização ou polinização direta, é a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor (caso que só ocorre quando a planta é hermafrodita). É pouco frequente, ocorre na ervilha, no tabaco, no algodão e em muitos cereais, exceção do milho e centeio.

Por que a polinização é direta?

  • A polinização pode ser de dois tipos: direta ou indireta. A polinização direta pode ser chamada de autopolinização ou autogamia. Acontece quando o pólen sai da antera e cai sobre o estigma da mesma flor, sem a ajuda dos agentes polinizadores.

Qual a importância da polinização?

  • Importância da Polinização. A polinização garante a fecundação e consequentemente a produção de frutos e sementes. Assim, é caracterizada como um serviço ambiental que permite a manutenção da biodiversidade. Além disso, também garante a produção de alimentos.

Como ocorre a polinização de pólen?

  • A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie. Essa forma de polinização permite a variabilidade genética, sendo mais vantajosa. Para que ocorra a polinização cruzada é necessária a presença de um agente polinizador.

Quais são os insetos polinizadores?

  • Dentre os insetos polinizadores, destaca-se pela sua frequência, a abelha, que poliniza especialmente as plantas frutíferas, como a laranjeira, o melão, abacateiro e outras plantas de valor econômico, como a ( Medicago sativa) alfafa, cafeeiro, ( Crotalaria sp .) crotalária, e orquídeas.

Postagens relacionadas: