adplus-dvertising

O que é uma polimerização por condensação?

Índice

O que é uma polimerização por condensação?

O que é uma polimerização por condensação?

Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero.

Quais são os produtos de uma polimerização por condensação?

No caso da reação de condensação, a reação vai acontecer entre o grupo OH de um monômero com o H do outro, resultando em água (H2O) e o seu polímero.

Quais os tipos de polímeros de condensação?

Os principais polímeros de condensação são: Poliéster: formado pela reação entre ácidos carboxílicos e álcoois com a eliminação de água. Muito usado na fabricação de roupas. Poliamida: formado pela reação entre ácidos carboxílicos e aminas com a eliminação de água.

Como ocorre a reação de condensação?

A reação de condensação é uma reação química em que duas moléculas se combinam para formar uma única molécula, descartando outra molécula menor durante o processo.

Qual é o mecanismo pelo qual as reações de condensação ocorrem?

Ao momento que ocorre a polimerização, acontece a quebra da ligação π e também a geração de duas novas ligações simples. Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água.

Qual é o nome da reação utilizada na fabricação de qualquer polímero?

Os polímeros são compostos por macromoléculas, obtidos através de reação química de polimerização de compostos simples denominados monômeros, que dá origem aos polímeros.

Como é produzido o polímero de condensação?

  • Esse polímero de condensação também é comercializado com os nomes de dracon e terilene. Ele é produzido por meio da reação entre o álcool etilenodiol (etileno-glicol) e o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico):

Quais são os tipos de polimerização?

  • Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição. Os polímeros feitos por reações de adição constituem o principal processo de produção de plástico. Para que as estruturas se liguem, é necessária a existência de insaturações.

Como é feita a reação de polimerização?

  • A reação de polimerização pode ser realizada de diferentes maneiras: Na adição, há sempre um caso de quebra da ligação pi no monômero com duas valências livres na estrutura. Assim como a formação de polietileno (um polímero amplamente utilizado em embalagens de medicamentos).

Qual é a polimerização do policarbonato?

  • O policarbonato é um plástico transparente, com alta resistência mecânica, usado em janelas de aviões, visores de capacetes, coberturas transparentes e em capas de CDs. É uma poliamida e no caso específico do náilon 66, a reação de polimerização é entre o ácido adípico ou ácido hexanodioico e a diamina hexametilenodiamina ou 1,6 – hexanodiamina:

Postagens relacionadas: