O que é policitemia em Recém-nascido?
Índice

O que é policitemia em Recém-nascido?
A policitemia é uma concentração anormalmente alta de glóbulos vermelhos. Esse distúrbio pode resultar de pós-maturidade, diabetes na mãe, transfusões feto-fetais, nas quais o sangue flui de um feto para outro, ou baixa saturação de oxigênio no sangue do feto.
Quais os riscos da policitemia?
É importante que a pessoa faça o hemograma de forma regular e, caso surja qualquer sintoma relacionado à policitemia, vá imediatamente ao médico, pois o aumento da viscosidade do sangue em função do aumento no número de hemácias aumenta o risco de AVC, infarto agudo do miocárdio e embolia pulmonar, por exemplo.
Qual a interpretação clínica para policitemia?
O diagnóstico é alcançado por meio da análise clínica dos componentes sanguíneos. Os valores de hemoglobina e hematócrito encontram-se extremamente elevados. Valos de hematócrito acima de 54% nos homens e 49% nas mulheres podem sugerir a presença de policitemia vera.
Quando ocorre a policitemia?
A idade média na qual o distúrbio é diagnosticado é de 60 anos, mas ele também ocorre em pessoas com menos de 40 anos. Mais homens do que mulheres desenvolvem policitemia vera com mais de 60 anos de idade, mas mais mulheres do que homens desenvolvem a doença com menos de 40 anos de idade.
Qual a causa de icterícia em Recém-nascido?
Na maioria dos recém-nascidos, a icterícia ocorre porque, nos primeiros dias de vida do bebê, o fígado ainda não está completamente pronto e se encontra ainda limitado na sua habilidade em processar a bilirrubina.
Qual é o tratamento da policitemia?
- O tratamento da policitemia deve ser orientado por um hematologista, no caso do adulto, ou por pediatra no caso do bebê e da criança, e depende da causa do aumento do número de hemácias no sangue.
Qual a causa da policitemia primária?
- No caso da policitemia primária, ou policitemia vera, a causa do aumento da produção de hemácias é uma alteração genética que faz com que haja desregulação no processo de produção das células vermelhas, levando ao aumento de hemácias e, as vezes, de leucócitos e plaquetas. Já na policitemia relativa, a principal causa é a desidratação, ...
Por que a policitemia é rara?
- INCIDÊNCIA A policitemia é rara antes das 34 semanas e não se encontra hiperviscosidade sanguínea (existem diferenças nas proteínas plasmáticas, nomeadamente no fibrinogénio), pelo que não tem indicação o tratamento, mesmo com hematócritos superiores a 65% (15).