adplus-dvertising

Como identificar a polaridade de uma substância?

Índice

Como identificar a polaridade de uma substância?

Como identificar a polaridade de uma substância?

A polaridade das moléculas pode ser visualizada quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares.

Qual a polaridade de ch3cl?

A molécula do clorometano possui quatro nuvens eletrônicas (quatro ligações simples) e três átomos de hidrogênio e um átomo de cloro ligados ao átomo central. Assim, temos quatro nuvens e três ligantes iguais (três hidrogênios); logo, a molécula é polar.

Qual a relação entre polaridade e solubilidade?

  • Em geral, a relação entre polaridade e solubilidade é a seguinte: soluto polar se dissolve em solvente polar e soluto apolar se dissolve em solvente apolar. A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura.

Por que a polaridade ocorre?

  • A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas eletricamente. Ligações polares e apolares

Como trabalhar com a polaridade da molécula?

  • Quando trabalhamos com a polaridade da molécula devemos levar em conta sua geometria molecular, ou seja, o arranjo espacial da molécula. Neste caso devemos também conhecer o conceito de momento dipolar. A medida da polaridade das ligações é dada pelo momento de dipolo.

Qual a polaridade dos compostos envolvidos?

  • Um dos fatores é a polaridade dos compostos envolvidos. No exemplo citado, temos que o sal é polar, a água também é polar e a gasolina é apolar. O sal é formado por átomos de sódio (Na) e cloro (Cl) que se ligam por meio de ligações iônicas, em que o sódio doa definitivamente um elétron para o cloro, formando os íons Na + e Cl -.

Postagens relacionadas: