adplus-dvertising

O que é BOOP doença do pulmão?

Índice

O que é BOOP doença do pulmão?

O que é BOOP doença do pulmão?

A bronquiolite obliterante com pneumonia em organização (BOOP) é caracterizada pela presença de preenchimento de tecido conjuntivo no interior dos espaços aéreos distais, que ocorre predominantemente em ductos alveolares ealvéolos, e com o freqüente acometimento também de bronquíolos(1,7).

Como tratar BOOP?

Terapia com esteróide foi feita com progressiva melhora da função respiratória. O diagnóstico de BOOP deve ser suspeitado em pacientes com infiltração pulmonar difusa e ausência de resposta a antibióticos de largo espectro.

O que é bronquiolite obliterante?

Bronquiolite obliterante pós-infecciosa (BOPI) é uma sequela de uma infecção do trato respiratório inferior, com alterações estruturais permanentes e síndrome clínica de doença pulmonar obstrutiva crônica. Na infância, em sua maioria, é uma complicação da bronquiolite viral aguda (BVA)1,2.

O quê pneumonia intersticial usual?

As pneumonias intersticiais idiopáticas são doenças pulmonares intersticiais de etiologia desconhecida que compartilham características clínicas semelhantes. Classificadas em 8 subtipos histológicos, todas se caracterizam por graus variáveis de inflamação e fibrose e todas desencadeiam dispneia.

Por que o paciente não possui pneumonia?

  • Em pacientes pediátricos, ou seja, ainda crianças, a pneumonia pode ser uma doença silenciosa, apresentando sintomas similares ao de uma gripe. É preciso fazer exames complementares para garantir que o paciente não possui pneumonia.

Como é feito o tratamento da pneumonia?

  • Muitas vezes, o tratamento da pneumonia é feito por meio de antibióticos e medicamentos que impedem a evolução dos vírus e das bactérias que causam a infecção pulmonar. De forma geral, recomenda-se que o paciente diagnosticado com pneumonia realize bastante repouso e siga o plano médico para combater a doença de forma efetiva.

Qual a causa mais comum de pneumonias?

  • C. pneumoniae é responsável por 2 a 5% das pneumonias adquiridas na comunidade e é a 2ª causa mais comum de infecção pulmonar em indivíduos sadios com 5 a 35 anos de idade. C. pneumoniae é comumente responsável por surtos de infecção respiratória em famílias, dormitórios escolares e campos militares de treinamento.

Qual o prognóstico da pneumonia?

  • O prognóstico é excelente para os pacientes relativamente jovens e/ou para os indivíduos sadios, mas muitas pneumonias, em especial quando causadas por S. pneumoniae, Legionella, Staphylococcus aureus e vírus influenza, são graves ou mesmo fatais para pacientes mais idosos e mais enfermos. (Ver também Visão geral da pneumonia .)

Postagens relacionadas: