Qual a diferença entre poder de fato e de Direito?

Qual a diferença entre poder de fato e de Direito?
Matéria de fato: as partes devem demonstrar que estão certas através de todos os meios de prova possíveis. Matéria de direito: o juiz decidirá quem está certo de acordo com os documentos juntados e com a sua interpretação e aplicação da lei.
O que é Direito de poder?
Assim, o exercício do poder é o exercício de uma autoridade constituída normativamente. ... Não há autoridade sem norma, assim como não há poder sem força. Porém, tanto a força quanto as normas vinculadas a um poder podem ter atributos muito diferentes.
Como o poder e o direito se relacionam?
- O direito, em suma, não é a fonte do poder que trata como poder; mas aparenta ser a do poder que não trata como tal. No emaranhado deste paradoxo, para entender como o poder e direito se relacionam, um dos pressupostos a assentar consiste na reflexão acerca da essência do jurídico.
Como é entendido o direito?
- De modo geral, o direito tem sido entendido como uma ordem. Disseminou-se a noção de que o direito é a organização das relações sociais, ou seja, um plexo de normas que estabelecem como as pessoas devem se comportar, normalmente mediante a previsão de imposição de consequências negativas (sanções) aos que não se comportam como devido.
Quais são os fatos de um problema concreto de Direito?
- Por outro lado, sendo os fatos de um problema concreto de direito o objeto intencional da respectiva questão de fato, e por estar determinados, não é menos certo que também eles não têm sentido sem referência à questão de direito, pois uma questio facti e necessariamente a quaestio facti de uma certa quaestio juris.
Qual a noção de poder não-oficial?
- Com a noção de poder não-oficial ou a menção a poder real diverso do legal, os teóricos do direito apontam para a insuficiência da abordagem normativista do objeto. Assentam, assim, que a ordem positiva não é a fonte de todo o poder.