Quais são os componentes do plâncton?

Quais são os componentes do plâncton?
O plâncton é geralmente subdividido em:
- Fitoplâncton - formado principalmente por algas microscópicas;
- Ictioplâncton - formado por formas larvares ou juvenis do nécton com pouca locomotividade;
- Zooplâncton - formado por organismos do Reino Protista.
Quais são os componentes do plâncton cite caracterize e dê um exemplo de cada?
Bacterioplâncton: caracteriza o grupo dos organismos procariontes autótrofos e heterótrofos, os quais auxiliam no ciclo do oxigênio, na fixação do nitrogênio e nos processos de nitrificação e desnitrificação, por exemplo, as bactérias que flutuam nas águas, as cianofíceas ou algas azuis.
Qual o significado do termo plâncton?
- O termo deriva do grego zoon (animal) e planktos (a deriva), ou seja, significa "animais a deriva". Lembre-se, o plâncton abrange os microrganismos que fazem parte dos ecossistemas aquáticos. Pode ser do tipo zooplâncton e fitoplâncton.
Qual a composição do plâncton?
- A composição do plâncton é bastante variada, incluindo, por exemplo, animais e vegetais. Esses seres apresentam adaptações que permitem sua sobrevivência em área superficial, como expansões no corpo que aumentam sua superfície de contato e favorecem sua flutuação.
Como é classificado o plâncton?
- Saiba mais sobre o plâncton, organismos que apresentam locomoção bastante reduzida e que se destacam por serem a base da cadeia alimentar aquática. Como são classificados os organismos aquáticos tendo como critério a capacidade de deslocamento destes. Seres autotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou filamentosos.
Qual a importância do plâncton nos oceanos?
- Em seu conjunto, o plâncton é de vital importância para os ecossistemas marinhos, pois representa a base da teia alimentar pelágica nos oceanos e mudanças em sua composição e estrutura podem ocasionar profundas modificações em todos os níveis tróficos.