O que é plasticidade Morfologica?

O que é plasticidade Morfologica?
Plasticidade fenotípica consiste na capacidade dos organismos de alterar a sua fisiologia ou morfologia de acordo com as condições do ambiente. Também pode ser definida como “a habilidade de um genótipo de produzir mais de um fenótipo quando exposto a diferentes ambientes”.
O que é plasticidade de plantas?
A capacidade das plantas em apresentar respostas adaptativas funcionais em relação às condições ambientais é conhecida como plasticidade, podendo ser expressa pelo processo de aclimatação. No ambiente florestal, a luz é um dos fatores principais no estabelecimento e distribuição de espécies vegetais.
O que é a plasticidade dos organismos?
A plasticidade pode ser frequentemente estudada como “plasticidade do desenvolvimento”. É definida como a tendência dos indivíduos de variarem com o tempo em resposta a diferentes condições ambientais, ou a capacidade de organismos geneticamente idênticos responderem de modo distinto a diferentes estímulos ambientais.
Quais são os tipos de plasticidade?
- Ambos os tipos de plasticidade têm em comum muitos mecanismos e partilham muitos componentes celulares e vias de sinalização associadas, sugerindo que são processos interrelacionados que ocorrem em paralelismo.
Quais são os tipos de plasticidade fenotípica?
- A plasticidade fenotípica pode ser dividida em dois tipos principais: polifenismo e regras de reação. Um bom exemplo para ilustrar tal fato é o dos gafanhotos migratórios, os quais existem em duas formas mutuamente exclusivas: a fase solitária de asas curtas e coloração uniforme e a fase gregária de asas longas e cores brilhantes.
Quais são os tipos de plasticidade neural?
- Existem cinco tipos de plasticidade neural: plasticidade axônica, dendrítica, somática, sináptica e regeneração. Existe uma etapa da vida em que há um período de maior neuroplasticidade, chamado período crítico, que ocorre por meio da plasticidade axônica ou ontogenética.
Por que a plasticidade é visível após lesões?
- A capacidade de plasticidade cortical não ocorre somente após lesões. Mudanças plásticas são também visíveis após períodos de treino, como por exemplo o aumento da performance de uma habilidade motora após períodos de prática intensiva.