adplus-dvertising

Quando indicar pino intra-radicular?

Índice

Quando indicar pino intra-radicular?

Quando indicar pino intra-radicular?

A indicação de um pino intra-radicular deve ser realizada mediante a avaliação de algumas situações como: a localização do dente na arcada dentária, pois incisivos, caninos e pré-molares recebem cargas laterais ou de cisalhamento, e molares recebem cargas verticais.

Para que serve pino intra-radicular?

O pino de fibra de vidro (PFV) é usado como retenção adicional intra-radicular para restauração de dente que apresenta pouco remanescente. É um meio alternativo em relação ao núcleo metálico fundido, permite preparo mais conservador, levando ao menor desgaste da estrutura dentária, reduzindo risco de fratura radicular.

Quais são os pinos intra radiculares?

São basicamente divididos em cônicos e paralelos. Os cônicos apresentam uma boa adaptação ao canal radicular, podendo, entretanto, gerar certo efeito cunha. Os pinos paralelos são muito mais retentivos, entretanto demandam um maior desgaste da porção radicular, essencialmente do terço apical.

Qual o comprimento ideal do pino intra-radicular?

O comprimento ideal do pino deve ser: igual a 2/3 do comprimento do remanescente dental, maior que o comprimento da coroa clínica, deve ser igual a metade do comprimento da raiz anatômica, igual a 4/5 do comprimento da raiz.

Quando devemos utilizar um retentor intra-radicular?

Retentores intrarradiculares são frequentemente utilizados para a retenção do núcleo, em dentes que tiveram grande perda de estrutura coronária. Seu uso, no entanto, quando não indicado, pode aumentar fratura radicular devido a pressões excessivas durante a inserção.

O que é pino anatomico?

O pino anatômico constitui uma nova alternativa de pinos personalizados para esses casos de raízes fragilizadas, onde é colocado um pino estético de fibra de vidro, preenchido externamente por resina composta direta, obtendo-se uma perfeita adaptação.

Quais são os retentores intra-radiculares disponíveis no mercado odontológico?

Os retentores intra-radiculares pré-fabricados podem ser classificados em metálicos (de aço inoxi- dável, titânio comercialmente puro, liga de titânio- alumínio-vanádio) e não metálicos (fibra de carbono, cerâmico e fibra de vidro).

Qual a principal função dos pinos intra-radiculares?

  • A principal função tanto os pinos intra-radiculares como dos núcleos metálicos fundidos refere-se à retenção do material restaurador coronário.

Quais são as principais indicações dos pinos intrarradiculares?

  • Entretanto, as fraturas em dentes com pinos intrarradiculares tendem a ser mais favoráveis ao dente, uma vez que apenas a presença física do pino permite uma melhor distribuição de forças. Dessa forma, as maiores indicações dos pinos intrarradiculares refere-se a dentes tratados endodonticamente e com grande destruição coronária.

Quais são os pinos anatômicos?

  • Os pinos anatômicos são uma alternativa de retentores intra-radiculares na reabilitação de dentes tratados endodonticamente, principalmente em casos de canais amplos.

Quais são os tipos de pinos?

  • Os pinos podem ser classificados de acordo com o seu material (3), sua maneira de inserção no conduto radicular (1) e seu formato (2): São divididos em passivos e ativos. Os pinos passivos são aqueles que demandam uma cimentação, seja ela adesiva (c. resinoso) ou não (c. fosfato de zinco).

Postagens relacionadas: