adplus-dvertising

Quais as diferenças entre os sistemas de plantio direto na palha e convencional?

Índice

Quais as diferenças entre os sistemas de plantio direto na palha e convencional?

Quais as diferenças entre os sistemas de plantio direto na palha e convencional?

Basicamente, a diferença entre os dois é o preparo do solo. Método convencional utiliza mais etapas de manejo da terra, como a aração e a gradagem. Já o direto, é mais prático, porque dispensa esses procedimentos e aproveita os resíduos vegetais como cobertura para proteger a plantação.

Qual a diferença entre plantio direto e plantio convencional?

Como vimos, a grande diferença entre plantio convencional e plantio direto é que o primeiro exige a preparação do solo de forma mais intensiva, enquanto o segundo é conservacionista, mantendo a cobertura morta sobre o terreno.

Como o plantio direto protege o solo?

O sistema de plantio direto tem efeitos positivos sobre o ambiente por reduzir o uso de insumos de origem fóssil, tais como combustíveis e fertilizantes; e por contribuir para o sequestro de carbono no solo reduzindo, com isso, o aquecimento global.

Qual é o plantio direto?

  • O Plantio Direto é a técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora) usando semeadeiras especiais. Um pequeno sulco ou cova é aberto com profundidades e larguras suficientes para garantir a adequada cobertura e contato da semente com o solo.

Como é feita a semeadora de plantio direto?

  • Com o auxílio de um trator passa-se um rolo-faca ou uma roçadeira para espalhar a palha seca. Em seguida, com uma semeadora de Plantio Direto, o terreno é semeado "rasgando-se" em linha a palha que cobre o terreno e depositando a semente e adubo no pequeno sulco.

Qual o impacto do sistema de plantio direto?

  • O sistema de plantio direto em comparação ao plantio convencional (preparo intensivo do solo) tem impactos inferiores. Percebemos isso especialmente quando observamos as condições físicas e de fertilidade do solo, além do aumento das condições biológicas. As etapas realizadas para a implantação do sistema são:

Quando começou o plantio direto no Brasil?

  • Aliás, o plantio direto começou a ser praticado no Brasil no início da década de 1970, como uma alternativa para combater a erosão. Seu pioneiro no Brasil foi o agricultor Herbert Bartz, de Rolândia, Paraná, que recentemente lançou o livro “O Brasil possível: a biografia de Herbert Bartz”, contando sua história.

Postagens relacionadas: