Para que serve treino de pliometria?

Para que serve treino de pliometria?
Além do aumento da força, resistência e equilíbrio, a pliometria traz como benefícios adicionais a reabilitação física, o desenvolvimento da coordenação motora e até mesmo a prevenção de lesões nos joelhos. Para os corredores, os benefícios da pliometria estão voltados para o aumento da força nos membros inferiores.
Quais modalidades esportivas utilizam mais da pliometria?
Pesquisas apontam que 20–30% da diferença de altura entre os dois saltos se deve a energia–elástica acumulada durante o CAE (2). Sendo assim atletas que participam de modalidades que dependam da execução de força–rápida como basquete, vôlei, tênis, atletismo podem se beneficiar da pliometria.
Como se treinar pliometria?
Existem diferentes formas de praticar a pliometria - você pode começar dando pequenos pulos (em uma mesma superfície, por exemplo) e, depois, ir aumentando a intensidade. É possível saltar com uma perna e aterrissar com outra, por exemplo, ou saltar com as duas juntas o ideal é ir variando.
Quais são as flexões da pliometria?
- As flexões com palmas, saltos com os joelhos altos e burpees são bons exemplos”, explica o especialista em treinos Kian Missaghi, do aplicativo de treinos Freeletics. A grande quantidade de pulos da pliometria pode fazer você achar que a modalidade trabalha exclusivamente os membros inferiores.
Quais são os exercícios pliométricos?
- Os exercícios pliométricos são usados para produzir uma sobrecarga de ação muscular do tipo isotônica, com grande tensão muscular, o que envolve o reflexo de estiramento nos músculos. Há uma contração concêntrica, quando o músculo se encurta, e, uma contração excêntrica, quando o músculo se alonga.
Quais são as fases do programa polimétrico?
- FASES DO PROGRAMA PLIOMÉTRICO: 1ª fase Amortização-: ao cair de cima de uma altura “h” o atleta gera uma força “G” que é resultado da ação da força de gravidade (g = 9,8 m.s -2 ) sobre sua massa. Esta força é superior à força muscular que ele é capaz de desenvolver F (G>F).