O que é um plano de previdência privada?
Índice
- O que é um plano de previdência privada?
- Como funciona plano de previdência?
- Como aposentar pela previdência privada?
- Como é feita a previdência privada?
- Qual a melhor Previdência Privada 2021?
- Quanto tempo tenho que pagar a Previdência Privada?
- Qual o tipo de plano de previdência privada?
- Qual a renda recebida no plano de previdência privada?
- Como é a previdência privada?
- Como encontrar as entidades que oferecem planos de previdência privada?

O que é um plano de previdência privada?
A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública. Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal.
Como funciona plano de previdência?
A previdência privada é uma aplicação financeira em que é possível escolher o quanto aplicar por mês, ano, por quanto tempo e qual será seu prazo até o resgate. Ela é complementar à previdência oferecida pelo governo brasileiro; Existem dois tipos de previdência privada: PGBL e VGBL.
Como aposentar pela previdência privada?
No caso da Previdência Privada, você escolhe um valor futuro que quer receber durante os anos de aposentadoria e todo mês faz um aporte no seu plano. Este dinheiro é seu e rende conforme a sua escolha e do seu fundo. Você não pode mexer, pois ele é o que vai sustentar a sua aposentadoria nos anos futuros.
Como é feita a previdência privada?
Basicamente, o investidor contrata um plano de previdência privada em uma plataforma de investimentos, ou direto com os bancos, corretoras e gestoras, e começa a fazer aportes. Esse dinheiro é destinado a um fundo onde renderá juros ao longo do tempo.
Qual a melhor Previdência Privada 2021?
Os 10 melhores fundos considerando o retorno nos últimos cinco anos, em porcentagem do CDI.
- Icatu Seg Privilege Composto 49 Fic Multimercado: 248,11%
- Brasilprev Renda Total Ciclo de Vida 2040 Fic Multimercado: 246,86%
- Icatu Vanguarda Minha Aposentadoria 2040 FI Multimercado: 246,16%
Quanto tempo tenho que pagar a Previdência Privada?
Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o tempo mínimo de investimento de uma Previdência Privada é de 8 anos. Portanto, se você pretende se aposentar com 60 anos, o mínimo é começar um plano privado com 52.
Qual o tipo de plano de previdência privada?
- Existem dois tipos de planos de previdência privada: o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Basicamente, o que influencia na escolha de um tipo ou de outro é a maneira como o investidor faz sua declaração de Imposto de Renda.
Qual a renda recebida no plano de previdência privada?
- Nos planos de previdência privada, é possível escolher se a renda recebida será por um determinado período ou se ela será vitalícia. Quem faz o plano também pode determinar que os filhos e a mulher continuem recebendo a renda se ele morrer. Quando uma pessoa inicia um PGBL ou VGBL pode atrelar a seu plano um pecúlio por morte ou invalidez.
Como é a previdência privada?
- A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública. Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal.
Como encontrar as entidades que oferecem planos de previdência privada?
- Como encontrar as entidades que oferecem planos de previdência privada? No site da Susep, é possível encontrar todas as entidades credenciadas a realizar planos de previdência privada. Na página, também há como simular quanto será o benefício recebido de acordo com entidade e plano de previdência escolhidos.