adplus-dvertising

Onde fica a placa bacteriana?

Índice

Onde fica a placa bacteriana?

Onde fica a placa bacteriana?

Quando saliva, alimentos e fluidos se combinam, a placa bacteriana – que, como o nome sugere, contém bactérias – se forma entre seus dentes e ao longo da linha da gengiva.

Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?

Sabe aquela sensação rugosa nos dentes? A placa bacteriana nada mais é que uma película transparente e pegajosa que se adere aos dentes. É constituída de restos de alimentos, microrganismos e células descamadas. “Se não removida, ela vai se tornando espessa e de cor amarelada ou acinzentada”, alerta o profissional.

Como remover a placa bacteriana nos dentes?

  • Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar. Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes.

Quais as consequências da placa bacteriana?

  • Consequências da placa bacteriana. A primeira consequência da placa bacteriana é facilitar a entrada de bactérias dentro da dentina do dente, o que dá origem a: Cáries que provocam o surgimento de um pequeno furinho ou mancha escura no dente, além de dor de dente, nos casos mais avançados.

Quem tem ligação direta com a placa bacteriana?

  • Outro mal que tem ligação direta com a placa bacteriana é a doença periodontal. Ela pode começar com uma inflamação leve na gengiva, a gengivite. E, nesse estágio, é facilmente tratada com a remoção da placa aderida ao dente.

Qual o tipo de placa bacteriana na cavidade bucal?

  • Nas pessoas mais jovens, o tipo de placa bacteriana e o pH da cavidade oral costumam ser diferentes em relação aos dos adultos e idosos. Nos mais novos, as colônias de bactérias que povoam o meio bucal propiciam principalmente a cárie. Após a fase adulta, porém, a doença periodontal fica mais frequente.

Postagens relacionadas: