Como calcular período especial para aposentadoria?
Índice
- Como calcular período especial para aposentadoria?
- Qual o limite de idade para aposentadoria especial?
- O que é tempo especial para aposentadoria?
- Como utilizar o Período Especial de aposentadoria?
- Qual o tempo de contribuição para uma atividade especial?
- Qual o tempo de atividade especial do trabalhador?

Como calcular período especial para aposentadoria?
A aposentadoria especial será de 60% da média simples de todos os salários do trabalhador mais 2% por ano que ultrapassar o 20º ano de contribuição (no caso da aposentadoria especial por grau mínimo).
Qual o limite de idade para aposentadoria especial?
Agora, com a Reforma, será mantido o tempo mínimo de contribuição nos moldes atuais, porém, passará a ser exigida idade mínima para aposentadoria especial da seguinte forma: 55 anos para atividade especial de 15 anos; 58 anos para atividade especial de 20 anos; 60 anos para atividade especial de 25 anos.
O que é tempo especial para aposentadoria?
Para ter direito à aposentadoria especial, o trabalhador precisa completar 15, 20 ou 25 anos (a depender do caso) de efetiva exposição aos agentes nocivos. ... Ou seja, o trabalhador ganha um tempo “a mais” de contribuição em decorrência da atividade exposta a agentes prejudiciais à saúde.
Como utilizar o Período Especial de aposentadoria?
- Para efeito de enquadramento, será utilizado sempre a atividade preponderante. Quando a soma dos tempos de atividade especial do trabalhador não for suficiente para a concessão de aposentadoria, ele poderá usar esse período especial como período comum, para a concessão de Aposentadoria por Tempo de Contribuição.
Qual o tempo de contribuição para uma atividade especial?
- Tempo de Contribuição em atividade especial. O trabalhador precisa também exercer sua atividade com exposição à agentes nocivos por um determinado período de tempo. O tempo de contribuição necessário pode ser de 15 anos, 20 anos ou 25 anos a depender do agente nocivo a que o trabalhador foi exposto.
Qual o tempo de atividade especial do trabalhador?
- Quando a soma dos tempos de atividade especial do trabalhador não for suficiente para a concessão de aposentadoria, ele poderá usar esse período especial como período comum, para a concessão de Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Esse tempo de atividade especial deverá ser convertido para atividade comum mediante aplicação de um multiplicador.