Quais os componentes do petrolato?

Quais os componentes do petrolato?
O Petrolatum é obtido a partir de uma série de purificações do petróleo bruto, da mesma forma que são obtidos outros derivados do petróleo como a parafina sólida ou cera mineral (INCI: Paraffin), a parafina líquida ou óleo mineral (Mineral Oil), a cera microcristalina (Microcrystalline Wax), a ozoquerita (Ozokerite), ...
Quais são os parabenos?
- Os parabenos são compostos químicos presentes em diversos produtos de beleza, higiene e até medicamentos. Entretanto, eles não são recomendados para consumo, pois podem fazer mal à saúde. Parabenos servem para conservar a fórmula dos produtos, impedindo a proliferação de bactérias e fungos.
Por que os petrolatos são proibidos?
- O Madesafe, um selo de produtos não-tóxicos americano, inclui os petrolatos na sua lista de proibidos. Os motivos são que os petrolatos podem ser contaminados durante o seu processo de refinamento por Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs) que são suspeitos de câncer pelo IARC (International Agency for Research on Cancer).
Por que o petrolato pode ser poluído?
- "Além disso, o petrolato pode ser altamente tóxico e alergênico para quem trabalha com a exploração do produto e também há um grande impacto para o meio ambiente, por ser de exploração mineral", conta Chris, que é criadora do projeto "Fórmulo da Pele Radiante" Usar ou não usar?
Por que o parabeno é proibido?
- De acordo com pesquisas da área da saúde, o consumo recorrente dos parabenos pode ocasionar o acúmulo da substância no organismo e então gerar uma propensão maior a cânceres e infertilidade. Mesmo ainda sendo um composto controverso, ele não é proibido no Brasil.