Qual é o período de graça?
Índice
- Qual é o período de graça?
- O que é período de graça e período de carência?
- Qual o período de graça para contribuinte individual?
- Quanto tempo é a qualidade de segurado?
- O que é perder a qualidade de segurado?
- Qual é o período de graça do INSS?
- Qual é o período de graça?
- Qual o período de graça do segurado?
- Qual o prazo para o fim do período de graça?

Qual é o período de graça?
Como contar o período de graça?
- veja qual mês termina o prazo do seu período de graça (12, 24 ou 36 meses após a cessação das suas contribuições ao INSS); ...
- após saber o mês, adicione mais um mês (cheio);
- adicione mais 15 dias (prazo de pagamento de uma contribuição para você não perder a qualidade de segurado).
O que é período de graça e período de carência?
De forma geral, a carência é o tempo que o trabalhador deve ter contribuído para conseguir receber algum benefício. A qualidade do segurado é o que todos os contribuintes tem direito por estarem em dia com o pagamento. Já o período de graça é o tempo de “tolerância” após não estar mais contribuindo.
Qual o período de graça para contribuinte individual?
Salário-maternidade: 10 meses; Benefício por incapacidade e aposentadoria por invalidez: 12 meses; Auxílio-reclusão: 24 meses. Aposentadoria por tempo de contribuição, idade ou especial: 180 meses (15 anos).
Quanto tempo é a qualidade de segurado?
Ou seja, o segurado obrigatório conservará seus direitos até 24 meses, independentemente de pagamento de contribuição. Esse prazo poderá ainda ser acrescido por mais 12 meses, caso o segurado esteja desempregado.
O que é perder a qualidade de segurado?
Quando você perde a qualidade de segurado é como se tivesse perdido aqueles meses de carência que já tinha cumprido anteriormente, e para recuperar é preciso voltar a contribuir (recuperando a qualidade de segurado) e cumprir metade do período de carência exigido para o benefício que pretende requerer.
Qual é o período de graça do INSS?
- O chamado “período de graça”, é um período de até 12 meses, contados após a última contribuição (pagamento para o INSS como funcionário ou por carnê), durante este período, o segurado mesmo sem contribuir, poderá solicitar do INSS benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e etc. Período de graça para ...
Qual é o período de graça?
- O período de graça é sem dúvida um dos assuntos mais relevantes no Direito Previdenciário que também é chamado de Qualidade de Segurado com o Regime Geral de Previdência Social (INSS). No nosso texto de hoje temos o objetivo de detalhar o tema de maneira simples e prática, para que você leitor possa utilizar como um verdadeiro guia.
Qual o período de graça do segurado?
- Elaborado em 05/2012. O segurado em gozo de algum benefício previdenciário, o segurado acometido por doença de segregação compulsória, o segurado retido ou recluso, o segurado militar e o segurado facultativo são beneficiários do período de graça, cada qual por um período diferente.
Qual o prazo para o fim do período de graça?
- Com o fim do período de graça, o trabalhador perde a qualidade de segurado. E portanto, deixa de ter direito aos benefícios previdenciários que poderiam ser concedidos a partir desta data. A legislação indica que essa data terá registro no 16º dia do 2º mês subsequente ao término do prazo do período de graça.