O que é perder massa encefálica?
Índice
- O que é perder massa encefálica?
- O que provoca a morte encefálica?
- Quais os distúrbios mais comuns em pacientes em morte encefálica?
- Quais os cuidados de enfermagem a um paciente em morte encefálica?
- Qual é a morte encefálica?
- Por que o paciente sofreu encefálica?
- Quais são os sintomas de encefalite?
- Qual o sinal de persistência de atividade do tronco encefálico?

O que é perder massa encefálica?
A atrofia cerebral significa perda de volume cerebral (tecido), em outras palavras, a diminuição do tamanho do cérebro. Na verdade, este é um processo natural do envelhecimento, pelo qual toda pessoa passa ao longo da vida.
O que provoca a morte encefálica?
Morte encefálica é a definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.
Quais os distúrbios mais comuns em pacientes em morte encefálica?
A morte encefálica é a perda da função do cerébro e do tronco encefálico, resultando em coma, ausência de respiração espontânea e de todos os reflexos do tronco encefálico. Os reflexos medulares, incluindo os reflexos tendinosos profundos, de flexão plantar e retirada, podem estar preservados.
Quais os cuidados de enfermagem a um paciente em morte encefálica?
A assistência do enfermeiro ao paciente em morte encefálica tem por objetivo preservar a condição de potencial doador. O transplante de órgãos e tecidos é uma alternativa terapêutica segura e eficaz no tratamento de diversas doenças, determinando melhoria na qualidade e na perspectiva de vida.
Qual é a morte encefálica?
- A morte encefálica (ou morte cerebral) é o estado clínico definido pela perda completa e irreversível das funções encefálicas, secundária à parada total da atividade funcional do cérebro ( Telencéfalo / Diencéfalo) e do tronco encefálico. Designada pela presença concomitante de Coma não responsivo, ausência de reflexos do tronco e apnéia.
Por que o paciente sofreu encefálica?
- Muitas vezes, no entanto, o paciente que sofreu morte encefálica ainda está respirando, por ter seu corpo ligado a um ventilador mecânico. Ele também pode estar com batimentos cardíacos, o que dificulta para que familiares e amigos acreditem que o paciente evoluiu a óbito.
Quais são os sintomas de encefalite?
- Alguns pacientes podem apresentar sintomas de resfriado ou de infecção estomacal antes dos sintomas clássicos de encefalite. Os sintomas em recém-nascidos e em bebês podem não ser facilmente reconhecíveis: NÃO PARE AGORA...
Qual o sinal de persistência de atividade do tronco encefálico?
- Havendo qualquer sinal de persistência de atividade do tronco encefálico, não existe MORTE ENCEFÁLICA, portanto, o indivíduo não pode ser considerado morto. Como exemplos desta situação, podemos citar os anencéfalos, o estado vegetativo persistente e os casos avançados da Doença de Alzheimer.