Qual o significado de personificação?

Qual o significado de personificação?
1. Atribuir dotes pessoais a objecto inanimado. 2. Representar em forma de pessoa.
Como identificar personificação?
Ou seja, é possível identificar a personificação quando o autor humaniza um animal ou ser inanimado. As fábulas trazem ótimas ilustrações dessa figura de linguagem, pois nelas é comum vermos animais falando, por exemplo.
Qual a classificação da personificação?
- Na língua portuguesa, a personificação é classificada como uma figura de linguagem, que também é conhecida como prosopopeia. Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela ...
Por que a personificação é empregada?
- Segue abaixo alguns exemplos em que a personificação é empregada: 1 O dia acordou feliz e o sol sorria para mim. 2 O vento assobiava esta manhã em que o céu chorava. 3 Naquela noite, a lua beijava o céu. 4 Após a erupção do vulcão, o fogo dançava por entre as casas. More ...
Por que a personificação é uma figura de linguagem?
- A Personificação é também conhecida como Prosopopeia, Animismo ou Antropomorfismo. Como toda figura de linguagem, a Personificação / Prosopopeia privilegia o aspecto conotativo. Empresta ao texto a subjetividade própria deste estilo. E é considerada figura de pensamento, pelo fato de trabalhar com significados escondidos.
Por que a personificação é tão flexível?
- Como pudemos ver, a personificação é uma figura de linguagem bastante flexível, visto que humaniza todo e qualquer ente não pertencente à espécie humana, como astros, objetos, sentimentos, qualquer outro animal não humano, entre outras possibilidades. Atenção: não confunda personificação com animalização e reificação.