Pode pagar hora extra com folga?
Índice
- Pode pagar hora extra com folga?
- Quanto tempo a empresa pode pagar hora extra?
- Como funciona as horas extras trabalhadas?
- Como compensar as horas extras com folgas?
- Quais são as regras sobre a compensação de horas extras?
- Será que o empregado pode obrigar o empregado a realizar horas extras?
- Quanto custa pagar as horas extras?

Pode pagar hora extra com folga?
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite que a empresa faça a compensação das horas extras concedendo dias de folga aos colaboradores. O prazo para que o colaborador tire a folga é de até seis meses. Para isso, a empresa deve instituir o sistema de banco de horas.
Quanto tempo a empresa pode pagar hora extra?
No caso do Acordo Coletivo, o limite é de até um ano e, no do acordo individual, de seis meses. Caso a empresa não respeite esses prazos ou não esteja atenta para conceder a compensação aos funcionários no tempo certo, tem de fazer o pagamento de horas extras normalmente.
Como funciona as horas extras trabalhadas?
Como mencionado anteriormente, o valor das horas é de, no mínimo, 50% a mais do valor normal da hora trabalhada. Portanto, para calcular o valor da hora excedente de um colaborador, basta multiplicar o valor normal da hora trabalhada por 1,5.
Como compensar as horas extras com folgas?
- Existem duas formas para que o trabalhador possa compensar as horas extras com folgas: a compensação de jornada e o banco de horas. A compensação de jornada é um acordo feito entre empregado e empregador para que as horas extras sejam compensadas com folgas no mesmo mês.
Quais são as regras sobre a compensação de horas extras?
- É importante que os trabalhadores conheçam as regras sobre a compensação de horas extras, para que eles consigam verificar o cumprimento de todos os seus direitos e a regularidade do regime proposto pelo empregador, principalmente em relação ao pagamento das verbas eventualmente devidas.
Será que o empregado pode obrigar o empregado a realizar horas extras?
- Quevedo afirma que o empregador pode obrigar o funcionário a realizar horas extras se houver uma situação extraordinária. No entanto, o funcionário pode negar o trabalho extra se tiver uma justificativa, como a necessidade de buscar o filho na escola ou morar em um bairro muito distante, sendo que a hora a mais prejudicaria o retorno à residência.
Quanto custa pagar as horas extras?
- Quando a opção for pagar as horas extras, é preciso se atentar à legislação trabalhista. “ [O valor] durante a semana é de 50% a mais que a hora normal e no final de semana e feriados é de 100%”, explica Almeida.