Qual a função da musculatura lisa encontrada no baço?

Qual a função da musculatura lisa encontrada no baço?
Destaques. O músculo liso é encontrado na parede de órgãos ocos, passagens, tratos, olhos e pele. As fibras do muscular liso agrupam-se em feixes ramificados, o que permite que as células se contraiam muito mais fortemente do que as da musculatura estriada.
Quais são as zonas histológicas do baço?
Baço: Lâmina 52 (H.E.) A polpa branca é composta de nódulos linfóides, arteríola central (folicular) e bainhas periarteriolares de linfócitos (BLPA). Estas últimas estruturas são consideradas zonas timodependentes e podem ser identificadas quando a arteríola aparece cortada longitudinalmente.
O que são bainhas Periarteriolares no baço?
O baço é irrigado principalmente pela artéria esplênica, que após se ramificarem várias vezes, os ramos atingem um calibre pequeno e penetram no parênquima esplênico. A partir deste momento estas pequenas artérias são envolvidas por uma bainha de linfócitos, denominada bainha periarterial ou periarteriolar.
O que é o baço e qual sua função?
O baço é um pequeno órgão que está localizado na parte superior esquerda do abdômen e que é muito importante para filtrar o sangue e remover os glóbulos vermelhos lesionados, assim como produzir e armazenar células brancas para o sistema imune.
O que ocorre na polpa vermelha e branca do baço?
A polpa branca é formada por tecido linfóide e é onde os linfócitos são produzidos e armazenados. A polpa vermelha é responsável pela destruição de hemácias idosas defeituosas, armazena células de defesa, liberando-as na circulação quando necessário. Os macrófagos fagocitam os microorganismos da circulação.
O que é bainha Periarteriolar?
Ao deixar as trabéculas para penetrarem no parênquima, as artérias são imediatamente envolvidas por uma bainha de linfócitos, chamada bainha linfática periarterial. Esses vasos são chamados de artérias da polpa branca. Ao longo de seu trajeto a bainha – que é parte da polpa branca- espessa-se diversas vezes.