O que significa ma perfusão?

O que significa ma perfusão?
O choque circulatório é uma condição clínica que se caracteriza pela má perfusão do sangue, ou seja, quando o sistema cardiovascular é incapaz de manter o suprimento de sangue necessário à oxigenação dos tecidos, o que pode resultar em hipóxia celular.
Como se avalia a perfusão?
As variáveis utilizadas para avaliar a perfusão são: débito cardíaco, SvO2 e ScvO2, diferenças arteriais na PCO2 (PvaCO2), tempo de enchimento capilar, níveis de lactato e débito urinário. Parece sensato guiar a ressuscitação com base em múltiplos índices, reconhecendo que alguns irão demorar a melhorar.
Quais são as relações fisiológicas entre a perfusão e a oxigenação?
- O conhecimento das relações fisiológicas entre a microcirculação, perfusão e oxigenação é fundamental para o entendimento de diversos aspectos da monitorização hemodinâmica. Mais que isto, é um requisito básico para entendermos a base racional do emprego de recursos terapêuticos e do desenho de estudos experimentais e clínicos.
Quais são os métodos de análise exclusiva de perfusão?
- Os dois primeiros constituem-se em métodos de análise exclusiva de perfusão. Por se tratar de métodos mais sensíveis que as variáveis hemodinâmicas globais, a terapia guiada por OPS e SDF podem identificar potencialmente grandes contingentes de pacientes ressuscitados de modo insuficiente.
Como avaliar a perfusão global com o débito cardíaco?
- Seguindo-se o que foi exposto até aqui podemos avaliar a perfusão global com o débito cardíaco, porém as variáveis que melhor traduzem a microcirculação são a diferença veno-arterial de gás carbônico e as derivadas de capnometria tecidual.
Qual a pressão arterial sistêmica e o débito cardíaco?
- Sabemos que a pressão arterial sistêmica, a pressão venosa central e o débito cardíaco refletem um panorama mais grosseiro e global do estado hemodinâmico.