O que é a penicilina e qual o mecanismo de sua ação?
Índice
- O que é a penicilina e qual o mecanismo de sua ação?
- Quais são os tipos de penicilina?
- Por que a penicilina não teve efeito no paciente?
- Como agem as penicilinas e cefalosporinas nas bactérias?
- Qual a diferença entre as penicilinas?
- Qual o sítio da penicilina?
- Por que a penicilina não tem efeito sobre a maioria das células Gram negativas?
- Como funciona as penicilinas resistentes?
- Como funcionam as penicilinas?
- Qual a estrutura básica das penicilinas?
- Qual o antibiótico da penicilina?
- Qual a relação entre procaína e penicilina?

O que é a penicilina e qual o mecanismo de sua ação?
Mecanismo de ação As penicilinas são antibióticos bactericidas, que atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas.
Quais são os tipos de penicilina?
As penicilinas incluem:
- Amoxicilina.
- Ampicilina.
- Carbenicilina.
- Dicloxacilina.
- Nafcilina.
- Oxacilina.
- Penicilina G.
- Penicilina V.
Por que a penicilina não teve efeito no paciente?
O principal mecanismo de resistência de bactérias à penicilina baseia-se na produção de Beta-lactamases, enzimas que degradam a penicilina impedindo sua ação. Outro mecanismo de ação da penicilina é a inativação do inibidor das enzimas autolíticas na parede celular. Isto dá, como resultado, a lise celular.
Como agem as penicilinas e cefalosporinas nas bactérias?
MECANISMO DE AÇÃO Todos os antibióticos beta-lactâmicos (penicilinas e cefalosporinas) interferem na síntese de parede celular bacteriana, através da ligação de enzimas PBP.
Qual a diferença entre as penicilinas?
Penicilina G procaína: apenas para uso intramuscular. A associação com procaína retarda o pico máximo e aumenta os níveis séricos e teciduais por um período de 12 horas. Penicilina G benzatina: é uma penicilina de depósito, pouco hidrossolúvel, e seu uso é exclusivamente intramuscular.
Qual o sítio da penicilina?
aureus, as torna capazes de hidrolisar o antibiótico antes mesmo de atingirem seu sítio de ação. As penicilinases são produzidas por uma variedade de bactérias como S. aureus (cocos gram-positivos), H. influenzae (coco-bacilo gram-negativo) e bacilos gram-negativos em geral.
Por que a penicilina não tem efeito sobre a maioria das células Gram negativas?
As bactérias Gram-negativas estão envoltas por uma cápsula protetora. Essa cápsula ajuda a evitar que os glóbulos brancos do sangue (que lutam contra infecções) ingiram as bactérias. Sob a cápsula, as bactérias Gram-negativas têm uma membrana externa que as protege contra certos antibióticos, como a penicilina.
Como funciona as penicilinas resistentes?
As penicilinas de amplo espectro e as resistentes a penicilinase foram criadas buscando resgatar a atividade destes antimicrobianos. Quando os inibidores de beta-lactamases são associados aos antimicrobianos β-lactâmicos ligam-se ás β-lactamases, evitando a hidrólide do anel β-lactâmico aumentando sua atividade.
Como funcionam as penicilinas?
- Atua através das PBP (Penicilin Binding Protein), que são proteínas presentes na membrana plasmática das bactérias, ligando-se a elas e impedindo estabelecimento de ligações transpeptidásicas durante a síntese de peptideoglicano. Essas são as Penicilinas G e Penicilina V
Qual a estrutura básica das penicilinas?
- Penicilinas Rodrigo C Santana Introdução A estrutura básica das penicilinas é composta por um anel tiazolidínico ligado ao anel β-lactâmico e por uma cadeia lateral. Modificações na cadeia lateral são responsáveis por diferenças no espectro de ação entre as penicilinas.
Qual o antibiótico da penicilina?
- A penicilina é um antibióticos beta-lactâmico, anti-parietal e dotado de baixa toxicidade (Koyama et al. , 2012; Suarez e Gudiol, 2009). Com esta descoberta criou-se uma enorme espectativa, acreditando-se que as doenças
Qual a relação entre procaína e penicilina?
- A associação de procaína à penicilina promove vasoconstrição local após a injeção e assim propicia uma absorção mais lenta e níveis séricos mais duradouros, apesar de menores em relação à penicilina cristalina endovenosa. A penicilina procaína é administrada por via intramuscular (IM) a cada 12 horas.