Como é feita a penhora de créditos judiciais?
Índice
- Como é feita a penhora de créditos judiciais?
- Como ocorre a penhora de créditos?
- O que é um crédito penhorado?
- É possível efetivar a penhora de recebíveis de cartão de crédito e débito?
- É possível a realização de penhora de crédito do executado mesmo quando esse crédito esteja sendo discutido em outro processo judicial?
- Quando cabe impugnação a penhora?
- Em que situação é possível requerer a penhora no rosto dos autos?
- O que significa penhora exequenda?
- Qual a introdução sobre a penhora de créditos?
- Como funciona a penhora de créditos sobre terceiros?
- Como proceder ao pagamento da penhora?
- Quando pode ser feita a penhora de bens?

Como é feita a penhora de créditos judiciais?
A penhora de crédito representado por letra de câmbio, nota promissória, duplicata, cheque ou outros títulos far-se-á pela apreensão do documento, esteja ou não este em poder do executado. § 1º Se o título não for apreendido, mas o terceiro confessar a dívida, será este tido como depositário da importância.
Como ocorre a penhora de créditos?
A penhora sobre crédito recai sobre direitos certos ou determináveis do devedor, efetivando-se mediante a simples intimação do terceiro, que fica obrigado a depositar em juízo as prestações ou juros por si devidos à medida que forem vencendo.
O que é um crédito penhorado?
É o ato de apreensão e depósito de bens do devedor destinados à segurança da execução, isto é, destinados à satisfação do credor. Assim, objeto da penhora são bens abrangidos no patrimônio do devedor, [...] mesmo que se achem em poder de terceiros".
É possível efetivar a penhora de recebíveis de cartão de crédito e débito?
Qualquer bem ou direito pode ser passível de penhora para pagamento de dívidas, segundo o artigo 835 do Código de Processo Civil (CPC).
É possível a realização de penhora de crédito do executado mesmo quando esse crédito esteja sendo discutido em outro processo judicial?
Prevista pelo artigo 860 do Código de Processo Civil de 2015 (e, antes, pelo artigo 674 do CPC de 1973), a penhora no rosto dos autos é a penhora de bens que poderão ser atribuídos ao executado em outro processo no qual ele seja autor ou no qual tenha a expectativa de receber algo de valor econômico.
Quando cabe impugnação a penhora?
O executado, contudo, pode impugnar a penhora no prazo de 15 dias, nos moldes do art. 525 do Novo CPC, que, assim, dispõe: Art. ... 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.
Em que situação é possível requerer a penhora no rosto dos autos?
Conforme o referido dispositivo legal, há a penhora no rosto dos autos quando se penhoram créditos do devedor que os possui em processo judicial no qual figura como credor. Vale dizer, são penhorados créditos que possui o executado em outro processo em que figura como autor.
O que significa penhora exequenda?
Exequente é um adjetivo de dois gêneros, uma palavra de contexto jurídico que significa alguém que intenta uma ação ou executa uma sentença judicial. Exequente também pode ser interpretado como o credor de uma determinada ação judicial, ou seja, a parte que está cobrando o dinheiro.
Qual a introdução sobre a penhora de créditos?
- Breve introdução Antes de ingressar no campo específico da penhora de créditos, faz-se mister que haja uma pequena introdução sobre a execução no processo do trabalho e no processo civil, uma vez que apresentam particularidades que as distinguem em alguns aspectos, identificando-as em outros.
Como funciona a penhora de créditos sobre terceiros?
- Assim, com base nesta medida, a DGCI está a fiscalizar e penhorar outros contribuintes sem dívidas fiscais, mas que detêm relações comerciais com devedores ao fisco. A penhora de créditos sobre terceiros permite à Administração Fiscal penhorar um crédito que determinado contribuinte detenha sobre uma empresa ou uma pessoa individual.
Como proceder ao pagamento da penhora?
- Se, na data de vencimento, o devedor não proceder ao pagamento da dívida entra em incumprimento contratual, podendo ser promovidas pelo credor, a partir desse momento, as diligências contenciosas necessárias à cobrança coerciva do crédito; - quaisquer outras circunstâncias que possam interessar à penhora.
Quando pode ser feita a penhora de bens?
- Quando a penhora de bens tem lugar na casa onde habita o executado, só pode ser feita entre as 7h00 e as 21h00. Se o visado não autorizar a entrada, o agente de execução pode pedir ao juiz que requisite a presença da polícia, que tem poder para arrombar a porta.