Como é feito o pedido de refúgio no Brasil?
Índice
- Como é feito o pedido de refúgio no Brasil?
- Como se refugiar?
- O que é o pedido de refúgio?
- Quem pode pedir refúgio?
- Quais são os deveres dos solicitantes de refúgio no Brasil?
- Quais são os as obrigações dos solicitantes de refúgio no Brasil?
- Quais são os direitos e deveres dos refugiados no Brasil?
- O que é Sisconare?
- Quem é solicitante de refúgio?
- Qual o mecanismo do refúgio no Brasil?
- Que país é obrigado a buscar refúgio em outro país?
- Qual a validade do Protocolo de refugiado?

Como é feito o pedido de refúgio no Brasil?
Solicitar Refúgio pela primeira vez no Brasil
- Criar um email, ou conferir se tem acesso a um email já existente. Ter um email é essencial para acessar o Sisconare. ...
- Fazer cadastro no Sisconare. ...
- Definir a senha para o Sisconare. ...
- Realizar login no Sisconare. ...
- Preencher o formulário de solicitação de refúgio.
Como se refugiar?
Para solicitar refúgio no Brasil é preciso estar em território nacional. A qualquer momento pode procurar a Polícia Federal e pedir o refúgio para adquirir a proteção do governo brasileiro.
O que é o pedido de refúgio?
A solicitação formal de refúgio regulariza, temporariamente, a permanência do solicitante no Brasil, garantindo o direito ao trabalho e o acesso aos serviços públicos de saúde e educação. Se o pedido for negado, o estrangeiro deverá regularizar sua permanência no país, solicitando um visto.
Quem pode pedir refúgio?
O refúgio é concedido ao imigrante por fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas ou tenha fugido de quadro grave e generalizada violação de direitos humanos.
Quais são os deveres dos solicitantes de refúgio no Brasil?
Deveres das Pessoas Refugiadas e Solicitantes de Refúgio
- Respeitar todas as leis brasileiras.
- Respeitar todas as pessoas independentemente de idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual, opinião política, etnia, cor de pele, assim como organizações e instituições públicas e privadas.
Quais são os as obrigações dos solicitantes de refúgio no Brasil?
Os solicitantes de refúgio têm direito a documentos de identidade (Protocolo Provisório) e carteira de trabalho provisória, os quais servirão de prova do seu direito de per- manecer em território brasileiro até decisão final do pro- cesso de solicitação de refúgio.
Quais são os direitos e deveres dos refugiados no Brasil?
∎ Manter sua documentação atualizada. Deveres específicos dos refugiados: ∎ Não sair do território nacional sem autorização prévia e expressa do CONARE, sob pena de perder a condição de refugiado; ∎ Não praticar atos contrários à segurança nacional ou à ordem pública, sob pena de perder a condição de refugiado.
O que é Sisconare?
O Sisconare é a nova plataforma em que irão tramitar todos os processos relacionados a refúgio no Brasil. O sistema irá, gradualmente, substituir o formulário em papel em todo o território nacional.
Quem é solicitante de refúgio?
- De acordo com o Direito Internacional Humanitário, refugiados são pessoas que fugiram de seu país de origem para salvar suas vidas. Os solicitantes de refúgio são pessoas que, ao chegarem a um país, iniciam um pedido formal de proteção internacional por conta da perseguição, guerra ou ofensas graves que sofreram em seu país de origem)
Qual o mecanismo do refúgio no Brasil?
- Refúgio no Brasil . No Brasil, o mecanismo do refúgio é regido pela Lei 9.4, que estabelece o procedimento para a determinação, cessação e perda da condição de refugiado, os direitos e deveres dos solicitantes de refúgio e refugiados e as soluções duradouras para aquela população.
Que país é obrigado a buscar refúgio em outro país?
- Que devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país. Ter um email é essencial para acessar o Sisconare. Certifique-se de que você tem acesso ao seu email, ou crie um email, antes de iniciar o preenchimento do formulário no Sisconare.
Qual a validade do Protocolo de refugiado?
- O Protocolo de Refúgio, documento do solicitante de reconhecimento da condição de refugiado, tem validade de 1 ano, e deve ser renovado na Polícia Federal até a decisão do Conare.