Qual a diferença entre pedido alternativo é subsidiário?
Índice
- Qual a diferença entre pedido alternativo é subsidiário?
- O que é pedido alternativo o que é pedido sucessivo e qual a diferença entre eles?
- O que se quer dizer quando se afirma que a petição inicial contém pedido subsidiário?
- Como se atribui o valor da causa nos casos de pedido alternativo e de pedido subsidiário?
- O que é um pedido sucessivo?
- Em que consiste os pedidos alternativos?
- Quais os pedidos subsidiários?
- Quais são os pedidos alternativos?
- Quais são os exemplos de ação subsidiária?
- Quais são os pedidos alternativos e cumulativos?

Qual a diferença entre pedido alternativo é subsidiário?
O pedido será alternativo quando, pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo. ... Quando, pela lei ou pelo contrato, a escolha couber ao devedor, o juiz lhe assegurará o direito de cumprir a prestação de um ou de outro modo, ainda que o autor não tenha formulado pedido alternativo.
O que é pedido alternativo o que é pedido sucessivo e qual a diferença entre eles?
Alternativo: é aquele em que o cumprimento da obrigação pode ser feito de mais de uma maneira. Sucessivo: é aquele formulado de tal modo, que, se o juiz não conceder que o réu cumpra o anterior, conceda que cumpra o imediatamente posterior.
O que se quer dizer quando se afirma que a petição inicial contém pedido subsidiário?
Pedido subsidiário O pedido do autor também poderá realizado em ordem subsidiária, no intuito de que, se o juiz não acolher o anterior, possa acolher o posterior.
Como se atribui o valor da causa nos casos de pedido alternativo e de pedido subsidiário?
Na hipótese de ajuizamento de ação com pedidos alternativos deverá o valor da causa corresponder ao pedido de maior valor (art. 292, inciso VII). Por último, está estabelecido no art. 292, inciso VIII do CPC que na ação em que exista pedido subsidiário deverá o valor da causa corresponder ao valor do pedido principal.
O que é um pedido sucessivo?
Pedidos sucessivos são aqueles em que o autor formula dois ou mais pedidos. ... É lícito formular mais de um pedido em ordem sucessiva, a fim de que o juiz conheça do posterior, em não podendo acolher o anterior.
Em que consiste os pedidos alternativos?
Pedidos alternativos são aqueles em que o réu poderá cumprir por duas ou mais maneiras. É como se houvesse mais de uma alternativa apara o réu cumprir a sua obrigação perante o autor. ... O pedido será alternativo, quando, pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo.
Quais os pedidos subsidiários?
- Temos também os pedidos subsidiários que possuem a característica de conter pelo menos dois pedidos, um chamado principal e outro acessório, já que se o primeiro não puder ser deferido, o juiz passa a analisar o outro. Vejamos o que diz a lei: Art. 325.
Quais são os pedidos alternativos?
- Nesse sentido, temos os pedidos alternativos, que pela natureza da relação jurídica, podem ser cumpridas de várias formas, cabendo a escolha ao credor ou o próprio devedor, que ao cumprir quaisquer delas se desobriga.
Quais são os exemplos de ação subsidiária?
- Um exemplo simples disso envolve ação onde o indivíduo busca a indenização pelo preço total do produto e, subsidiariamente, o abatimento proporcional do preço, em caso de vício oculto. Art. 326. É lícito formular mais de um pedido em ordem subsidiária, a fim de que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior.
Quais são os pedidos alternativos e cumulativos?
- Os pedidos alternativos, subsidiários e cumulativos irradiam seus efeitos a ambas as partes do processo. Em geral, possibilitam maior efetividade na tutela jurisdicional, ao expandir os limites de atuação do judiciário em busca de solução justa.