adplus-dvertising

Como os autores conceituam a Pedagogia Hospitalar?

Índice

Como os autores conceituam a Pedagogia Hospitalar?

Como os autores conceituam a Pedagogia Hospitalar?

De acordo com Verdi (2009, p. 165) a Pedagogia Hospitalar: ... visa uma melhor compreensão ao atendimento pedagógico- educacional, a crianças e adolescentes hospitalizadas, dadas as suas condições especiais de saúde se encontram impossibilitadas de partilhar as experiências em contexto social, familiar e escolar.

Como deve ser a atuação do pedagogo hospitalar?

A pedagogia hospitalar poderá atuar nas unidades de internação ou na ala de recreação do hospital. Como direito da criança, “desfrutar de alguma recreação, programas de educação para a saúde e acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência no hospital”.

O que é e quando surgiu a Pedagogia Hospitalar no Brasil?

A pedagogia hospitalar não é algo novo, no Brasil essa prática educacional iniciou-se no século XX, mais precisamente em agosto de 1950, com a primeira classe hospitalar que funcionava nas enfermarias pediátricas do Hospital Municipal Jesus, localizado no Rio de Janeiro (RODRIGUES, 2012).

Por que a Pedagogia Hospitalar humaniza os métodos educacionais?

A Pedagogia Hospitalar vem como uma forma de minimizar os efeitos negativos do quadro clínico e psicológico do paciente, uma vez que, ajuda na sua estabilidade emocional, na continuidade de seus estudos para que ele não fique defasado.

Porque a Pedagogia Hospitalar é importante?

A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O objetivo é garantir que eles não sejam prejudicados nos estudos. ... Sem poder usá-lo nos meses que passar no hospital fazendo tratamento, ele pode perder o ano escolar.

Quais as competências desejadas no profissional que deseja atuar na Pedagogia Hospitalar?

As competências docentes influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Com isso, o professor da Pedagogia Hospitalar tem como objetivo promover aprendizagem crítica e reflexiva mediante a situação biopsicossocial que o aluno-paciente se encontra.

Qual a carga horária de um pedagogo hospitalar?

Artigo 9º - A carga horária do professor da Classe Hospitalar será de 24 (vinte e quatro) horas semanais, incluídas as correspondentes horas de trabalho pedagógico coletivo e individual.

Quando surgiu a pedagogia hospitalar no Brasil?

1950 No Brasil essa pratica educacional iniciou-se em 1950, com a classe hospitalar no Hospital Jesus, localizado no Rio de Janeiro, porém há registros que em 1600, ainda no Brasil Colônia, havia atendimento escolar aos deficientes físicos na Santa Casa de Misericórdia em São Paulo.

Quando a pedagogia hospitalar surgiu pela primeira vez no Brasil?

Essa realidade chegou no Brasil em 1950, no estado do Rio de Janeiro, onde começaram a ser realizadas as primeiras práticas pedagógicas brasileiras em Pedagogia Hospitalar.

Qual a importância do pedagogo na educação hospitalar?

  • Aborda a importância da função do pedagogo e os desafios que enfrentará em sua atuação pedagógica na educação hospitalar. E nos remete a uma reflexão sobre a Inovação social a construção de um novo conceito de educação, para além dos muros da escola.

Quais são os resultados da pesquisa sobre a pedagogia hospitalar?

  • As análises dos dados coletados foram fundamentais para concluir a pesquisa sobre a prática pedagógica hospitalar, pois a Pedagogia Hospitalar representa um desafio ao pedagogo para lecionar aos pacientes internados em hospitais.

Qual o movimento da pedagogia hospitalar no Brasil?

  • Resumo: O Movimento da Pedagogia Hospitalar no Brasil existe desde a década de 50, e teve início no Estado do Rio de Janeiro, no hospital e Escola Menino Jesus, e permanece até os dias atuais.

Qual o papel do pedagogo no ambiente hospitalar?

  • Dessa feita, são apontadas reflexões sobre a formação para atendimento das necessidades do processo ensino-aprendizagem no ambiente hospitalar e o papel do pedagogo para contribuir para democratização da educação de qualidade.

Postagens relacionadas: