Como calcular a participação do capital de terceiros?

Como calcular a participação do capital de terceiros?
O cálculo da Participação de Capital de Terceiros (PCT) é simples e é dado pela soma do passivo exigível com o passivo circulante dividida pelo patrimônio líquido da empresa; todas essas informações constam no balanço patrimonial.
Qual é o conceito do capital de terceiros?
- Já o Capital de Terceiros é uma outra maneira que os administradores buscam capital para investir por meio dos recursos externos, sem envolver novos sócios e com dívidas a serem pagas até um certo prazo. Um outro conceito é o do Capital Total à Disposição da Entidade, que representa todos os recursos em que a empresa se financiou.
Qual a participação de terceiros?
- PARTICIPAÇÃO DE CAPITAL DE TERCEIROS = (PC + ELP) / Ativo Total Indica qual a “dependência” dos negócios em relação a recursos de terceiros (bancos, fornecedores, recursos trabalhistas e tributários). Uma participação próxima a 1 denota insolvência e extrema dependência de terceiros.
Quando solicitar o capital de terceiros?
- Geralmente, as principais fontes de capital de terceiros para as empresas são os bancos, mas outras instituições podem conceder os recursos, como é o exemplo de fornecedores. De ambas as formas, as companhias podem ter que pagar juros pelo período em que o montante permanecer aplicado. Quando solicitar o capital de terceiros?
Qual o custo de participação do capital de terceiros?
- É possível mensurar o custo de participação do capital de terceiros e o retorno que este proporciona à rentabilidade dos projetos da empresa. Pela fórmula obtemos um percentual que indica o quanto a empresa tomou de capital de terceiros para cada R$ 100,00 de capital próprio investido: