adplus-dvertising

O que se entende por patrística?

Índice

O que se entende por patrística?

O que se entende por patrística?

A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome “Patrística” faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.

Qual a finalidade da Patrística?

Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

Quais os fundamentos históricos ou teológicos da educação Patrística?

A educação patrística constituiu e definiu o pensamento cristão, assim como consolidou as doutrinas da Igreja. Consistia na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra as heresias e ataques dos “pagãos”.

Qual foi o objetivo da aula 25 sobre o conteúdo Patrística?

O principal objetivo da Patrística era organizar e defender a Fé Cristã contra as "ameaças" do Paganismo, tendo sido a corrente filosófica medieval que serviu de base, em grande medida, para a teologia Cristã.

Quais são os conceitos da patrística?

  • São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina. Santo Agostinho (354-430) foi teólogo, bispo, filósofo e o principal expoente da Patrística. Seus estudos estiveram voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo.

Quais são as obras patrísticas?

  • A Patrística, junto à Escolástica, produziu diversos livros importantes para a compreensão do pensamento religioso cristão ocidental e para a formulação de um pensamento racional medieval. As obras patrísticas que merecem destaque são:

Qual a única verdade a respeito de Deus?

  • A Verdade Revelada é a única verdade a respeito do que Deus é, pensa, faz, ou fala “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos e por todos e em todos.

Como se interpreta o cristianismo?

  • De um lado, se procura interpretar o cristianismo mediante conceitos tomados da filosofia grega, do outro reporta-se ao significado que esta última dá ao cristianismo.

Postagens relacionadas: