adplus-dvertising

Como fazer uma provisão na contabilidade?

Índice

Como fazer uma provisão na contabilidade?

Como fazer uma provisão na contabilidade?

Como e quando fazer provisões contábeis?

  1. precisa ser uma obrigação como resultado de um evento passado;
  2. deve existir uma saída de recursos para que a provisão seja liquidada;
  3. a estimativa do valor deve ser feita com confiabilidade.

Qual a natureza do passivo contingente?

  • O passivo contingente não aparece no balanço patrimonial, mas as empresas precisam elaborar notas explicativas sobre as contingências passivas. Nesse documento, algumas informações são essenciais, a exemplo de: Qual é a natureza da contingência – se ela é trabalhista, previdenciária, cível, ambiental, tributária, ambiental etc.;

Como reconhecer um passivo contingente?

  • A entidade não deve reconhecer um passivo contingente. O passivo contingente é divulgado a menos que seja remota a possibilidade de uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos. Os passivos contingentes são periodicamente avaliados para determinar se uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos se tornou provável.

Por que as provisões são contingentes?

  • As provisões podem ser distintas de outros passivos tais como contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência ( accruals) porque há incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro necessário para a sua liquidação. Em sentido geral, todas as provisões são contingentes porque são incertas quanto ao seu prazo ou valor.

Como reconhecer um ativo contingente?

  • A entidade não deve reconhecer um ativo contingente. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado. Ademais, o ativo contingente é divulgado quando for provável a entrada de benefícios econômicos.

Postagens relacionadas: