É um exemplo de paráfrase criativa?

É um exemplo de paráfrase criativa?
Paráfrase criativa é aquela que mantém o sentido do texto original, mas se distancia da sua forma, estrutura, função e estilo de linguagem ou até mesmo do tipo de texto ou gênero discursivo. É o caso, por exemplo, de uma paráfrase de um poema feita a partir de um desenho, de um conto, de um artigo de opinião etc.
Quais são as características da paráfrase?
- As principais características da paráfrase são: Apresenta o mesmo encadeamento temático do texto original. Há a utilização de vocábulos e estilo distintos do material fonte. Não há comentários críticos, humor e ironia em relação às ideias parafraseadas. Pode ocorrer o uso de expressões como isto é ou ou seja.
Como funciona a paráfrase?
- Assim, ambos os tipos de paráfrase permitem perceber a alusão ao original, porém uma não deixa espaço para novas informações relacionadas ao tema, a outra recondiciona e expande o material base, sem que o distanciamento desvincule os dois textos. Para compreender melhor o funcionamento da paráfrase, seguem alguns exemplos.
Qual o significado de parafrasear?
- Neste sentido, parafrasear ainda pode significar a nova abordagem, interpretação ou explicação que é dada a um conteúdo antigo (livro, narrativa, poema e etc). Ver também: significado de Alusão. Exemplo de paráfrase Texto original “Ai que moleza no corpo. Uma vontade de me estender no chão. Deixar que o capim cresça em volta.
Qual a função da paráfrase criativa?
- Nesse tipo de paráfrase, a habilidade primordial é a capacidade de reelaborar sentenças sem copiá-las totalmente. Não se trata de um resumo, pois não há exclusão de informações secundárias. Paráfrase criativa: não consiste apenas em um resumo das ideias, mas a construção de novos significados que remetem ao campo temático do texto principal.