Qual o objeto de estudo da parasitologia?
Índice

Qual o objeto de estudo da parasitologia?
O que é PARASITOLOGIA? A PARASITOLOGIA é a ciência que estuda o parasitismo. O parasitismo ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios para sua sobrevivência, causando prejuízos – ou seja, doenças – ao hospedeiro durante este processo.
Qual a importância do parasitismo?
→ O parasitismo O parasitismo é uma relação interespecífica em que um dos envolvidos é prejudicado. Nessa interação, um organismo (parasita) instala-se em outro (hospedeiro) com o objetivo de alimentar-se dele.
O que são parasitas e qual sua importância para a área médica?
Um parasito é, por si só, um ser que toma algo do hospedeiro e não dá nada em troca. Exemplos não faltam, como é o caso da ascaridíase (mais conhecida como lombriga), que quando se desenvolve dentro do corpo humano se instala no intestino delgado, podendo causar ao hospedeiro diarreia, vômitos e obstrução intestinal.
Quais são os conceitos da parasitologia?
- Ao iniciar o estudo da parasitologia é conveniente que você se lembre de alguns dos conceitos básicos utilizados na Parasitologia. Portanto, vamos a eles: agente etiológico = é o agente causador ou o responsável pela origem da doença. pode ser um vírus, bactéria, fungo, protozoário ou um helminto.
Como ocorre a transmissão de parasitos?
- Uma das formas mais habituais de transmissão de parasitos acontece com alguns insetos (em especial as moscas) que colocam seus ovos sobre as feridas abertas no corpo de outro animal, quando não diretamente sobre algum dos seus orifícios naturais, como no ouvido ou nas fossas nasais.
Qual a origem do parasitismo do homem?
- A origem do parasitismodo homem pode ser deduzida a partir de vários dados, onde se destacam achados paleoparasitologicos, comparaçõesgenéticase afinidades entre diferentes hospedeiros comuns.
Como são classificados os parasitas?
- Os parasitas são classificados como Protozoários, do Reino Protista, e Nematoda (nematódes), Annelida (anelídeos), Platyhelminthes (platelmintos) e Arthropoda (artrópodes), todos estes do Reino Animal. Transmissão direta – pessoa a pessoa (exemplo: mãos contaminadas) e de animais para as pessoas.